Início das aulas da rede municipal de Maricá ocorre na terça-feira (6)

Aulas da rede municipal em Maricá têm início nesta terça (6)

Aulas do ano letivo de 2024 começam em Maricá

Nesta terça-feira (6), foram iniciadas as aulas do ano letivo de 2024 em todas as 66 unidades de ensino da rede municipal de , cidade localizada no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, aproximadamente 27 mil alunos estão matriculados nessas escolas.

Para atender a demanda crescente, estão previstas entregas de cinco novas unidades escolares ao longo de 2024, oferecendo vagas para Educação Infantil e Ensino Fundamental. A primeira delas, o Jardim de Infância Municipal Professora Mara Rejane Gomes Bueno, também conhecido como Tia Mara, será inaugurado nesta quarta-feira (7), na Rua Gutemberg Cabral Francisco, em Itaipuaçu.

Educação inter-fronteiras e ampliação da oferta educacional

Além da expansão da infraestrutura escolar, tem se destacado pela oferta de uma educação inter-fronteiras. O Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel de Moura Brizola, que foi inaugurado em junho de 2023, é um exemplo disso. O CEPT recebeu seus primeiros estudantes no início deste ano letivo e já conta com 2.200 alunos matriculados, representando quase 10% do total de estudantes do município.

No CEPT, as turmas dos 6º anos até o 9º ano do Ensino Fundamental II têm aulas de mandarim, como parte da proposta de educação inter-fronteiras, desenvolvida em parceria com a cidade chinesa de Jiangmen. Além disso, nos próximos meses, a unidade oferecerá oficinas de gastronomia e teatro, entre outros projetos.

Desafios e expectativas para o ano letivo

A diretora-geral do CEPT, Kátia Cruz, destaca os desafios que acompanham a grande quantidade de alunos: “O grande desafio para nós é a novidade de lidar com essas dimensões, com mais de 1 mil alunos em cada turno quando estivermos a pleno vapor”, afirma. A unidade conta com uma equipe de mais de 500 funcionários e 11 diretores auxiliares.

No primeiro dia de aula, os estudantes demonstraram alegria e satisfação. Amigos como Kauã da Silva, de 13 anos, e João Guilherme de Oliveira, de 12, ambos do 8º ano, aproveitaram para abraçar a diretora e ressaltaram a importância da segurança e a satisfação de estudar em uma escola de qualidade. Ana Júlia Farias, aluna do 7º ano, destacou a atenção e cuidado dos profissionais da unidade.

Futuro da educação em Maricá

As iniciativas de expansão e melhoria da rede municipal de educação em Maricá são fundamentais para garantir uma educação de qualidade para os alunos da cidade. Com a ampliação do número de escolas e vagas, além do incentivo à educação inter-fronteiras, os estudantes têm a oportunidade de se desenvolverem de forma integral, explorando diferentes áreas do conhecimento e vivenciando experiências enriquecedoras.

Essa visão de um futuro promissor na educação é compartilhada pela diretora-geral do CEPT, Kátia Cruz, que acredita que o trabalho feito nas unidades escolares de Maricá poderá inspirar outras redes de ensino: “A gente tem a responsabilidade de quebrar paradigmas, inovar e proporcionar para a população um ensino de qualidade e diferente”, conclui.

Fonte:

Notícia original: Guia Região dos Lagos (https://guiaregiaodoslagos.com.br/)

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]