Inicia-se na quinta-feira (21) a 33ª Semana Teixeira e Sousa em Cabo Frio; confira a programação.

spot_img

A 33ª Semana Teixeira e Sousa começa hoje em , no Rio de Janeiro. O evento, que homenageia o escritor Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, terá uma programação repleta de atividades voltadas para o poder e a luta da mulher na visão do poeta.

Com o tema “Ialodês e Jacinta na vida e na literatura de Teixeira e Sousa”, esta edição busca explorar os pensamentos do romancista sobre a personagem Jacinta, uma mulher negra resiliente que lutava pelo empoderamento feminino em uma época desafiadora. A solenidade de abertura do evento acontecerá hoje, às 18h, na Praça Porto Rocha, no centro da cidade.

Além da abertura oficial, o primeiro dia da programação também contará com a Feira Literária, oficinas, lançamento de livro e apresentações musicais. Um dos momentos especiais será a cerimônia de recolocação do busto de Teixeira e Sousa na Praça Porto Rocha.

Ao longo da semana, diversas atividades serão realizadas em diferentes espaços da cidade. No segundo dia, na Praça Porto Rocha, estão previstas oficinas de rima e poesia com o rapper Novice e a poeta Talytha Selezia, apresentação de percussão do Cras Manoel Corrêa, roda de saberes com o tema “Vozes Negras Femininas e a Libertadora Arte”, entre outras atrações.

Na Praça São Benedito, na Passagem, haverá a Feira “As Dandaras”, apresentação circense da Palhaça Bia Sampaio, lançamento do livro Contação História “Maria Costureira” e sarau poético.

Já na Escola Municipal Teixeira e Sousa, serão realizadas oficinas de rima e poesia, lançamento de livro, roda de saberes e sarau literário da Academia de Letras e Artes de (ALACAF).

Outros locais, como a Praça Agenor dos Santos, no Jardim Esperança, e o Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira e Silva, em Tamoios, também receberão atividades, como exposições, apresentações musicais, lançamentos de livros e batalha de rap.

A 33ª Semana Teixeira e Sousa também contemplará a região de Charitas, com recital de jovens pianistas, exposição fotográfica e lançamento do livro “Terra, Céu e Mar – Poemas e Linhas”, de Ivo Barreto.

Além das atividades presenciais, o evento também contará com uma exposição fotográfica virtual com o tema “Memórias e Fotografias das Semanas Teixeira e Sousa”, que poderá ser apreciada através do site do evento.

A Semana Teixeira e Sousa é um importante evento cultural que destaca a obra e o legado do escritor cabo-friense. Através de sua programação diversa, o evento busca promover o diálogo, valorizar a cultura local e celebrar a voz da mulher na literatura e na sociedade.

Para conferir a programação completa e mais informações sobre a 33ª Semana Teixeira e Sousa, acesse o site oficial do evento.

Fonte da notícia: Guia Região dos Lagos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]