Indícios de defeito na placa-mãe: 5 sinais claros

placa-mãe de computador desktop

Placa-mãe: 5 sinais de que ela está apresentando problemas

A placa-mãe é uma das partes mais importantes de um PC, sendo responsável por conectar todos os sistemas da máquina. Essa conexão é essencial para que o computador funcione corretamente, garantindo uma comunicação assertiva entre a CPU, a GPU e a RAM, por exemplo. No entanto, se a placa-mãe apresentar algum problema, todo o sistema pode ser comprometido.

Identificar os sinais de que a placa-mãe está morrendo é crucial para evitar que o computador pare de funcionar. Portanto, é importante ficar atento a esses sintomas para agir antes que seja tarde demais. Confira a seguir cinco sinais de que a sua placa-mãe pode estar apresentando falhas.

1. Bip no momento de inicialização: se a placa-mãe estiver com problemas, o computador enviará um sinal por meio de bipes ao ser ligado. Infelizmente, não existe uma lista universal de bipes que classifique cada tipo de problema. Portanto, é necessário verificar o manual da fabricante da placa-mãe para identificar o significado de cada tipo de bip.

2. Inicialização com erros ou falhas: a placa-mãe possui um firmware chamado BIOS que realiza testes sempre que o computador é ligado. Esses testes podem identificar erros ou falhas no software do PC. Em computadores modernos, esses testes geralmente não são exibidos na tela. No entanto, se a placa-mãe estiver com problemas, esses testes podem falhar, indicando que há um problema na placa-mãe.

3. Avarias físicas: como qualquer objeto eletrônico, a placa-mãe precisa estar em bom estado para funcionar corretamente. É importante verificar se os circuitos não estão queimados, quebrados, cortados, amassados ou rachados. Qualquer dano físico pode impedir que a placa-mãe funcione corretamente. Isso pode ocorrer devido a poeira, quedas, superaquecimento, exposição à água, vazamentos de líquidos ou até mesmo pela infestação de insetos como formigas.

4. Substituição da bateria CMOS sem solução: a placa-mãe geralmente possui uma bateria própria, conhecida como CMOS, que fornece energia ao sistema de BIOS. Caso essa bateria esteja com problemas, o funcionamento adequado da placa-mãe pode ser prejudicado. É recomendado verificar se a bateria está funcionando corretamente e substituí-la, se necessário. No entanto, se mesmo a substituição da bateria não resolver o problema, é provável que a placa-mãe esteja com defeito.

5. Remoção da GPU e da RAM não faz diferença: se a GPU ou a RAM estiverem com problemas, o BIOS do computador geralmente emitirá um alerta durante o processo de inicialização, impedindo que a máquina seja ligada. No entanto, também pode ocorrer de um erro impedir a inicialização do computador sem que seja exatamente identificado pelo BIOS. Nesse caso, é indicado remover a GPU e a RAM do computador e tentar ligar o dispositivo novamente. Se a inicialização continuar apresentando problemas mesmo sem a presença desses componentes, é provável que a placa-mãe seja a responsável pelo mau funcionamento.

É importante ressaltar que esses sinais podem indicar problemas na placa-mãe, mas também podem ser causados por outros componentes do computador. Caso identifique esses sintomas, é recomendado buscar a ajuda de um profissional especializado para fazer um diagnóstico preciso e realizar os reparos necessários.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]