Inaugurada exposição ‘Geometria Celestial’ na Casa de Cultura de Maricá

Exposição ‘Geometria Cósmica’ é aberta na Casa de Cultura de Maricá

Exposição ‘Geometria Cósmica' é aberta na Casa de Cultura de Maricá

A mostra do artista plástico Marcos Cardoso apresenta obras feitas com materiais reciclados

A Prefeitura de abriu no sábado (27/01) a exposição ‘Geometria Cósmica' na Casa de Cultura. A mostra, que fica montada até o dia 27 de abril, apresenta obras do artista plástico Marcos Cardoso, que utiliza materiais reciclados na criação de suas peças. A exposição é uma oportunidade de mostrar a possível destinação de objetos que normalmente viram lixo.

A exposição é composta por peças feitas a partir de sacolas plásticas, embalagens de produtos diversos e até mesmo palitos de fósforos, que ganham diferentes formas e texturas. Com curadoria de Edmilson Nunes, a exposição está aberta de terça a domingo, das 9h às 17h.

Marcos Cardoso, que possui formação em Belas Artes, é natural de Paraty e mora em há cerca de 30 anos. Apesar de ter seu trabalho apresentado em museus do Brasil e do mundo, o artista sentia falta de compartilhar sua arte com a comunidade local.

“Fico grato à prefeitura por me oportunizar a chance de mostrar meus trabalhos aos meus vizinhos. Tenho trabalhos em museus do Brasil e do mundo, e até David Bowie tinha uma peça criada por mim. Mas eu sentia falta de mostrar o que sabia fazer aqui onde moro. Essa exposição tem um pouco dessa memória afetiva”, afirma o artista de 63 anos.

A exposição ‘Geometria Cósmica' despertou o interesse não apenas do público comum, mas também de outros artistas locais. Para o artista audiovisual Thiago Saraiva, de 33 anos, ver um artista da cidade expondo abre perspectivas para os colegas.

“Isso sempre reverbera em nós, porque traz a possibilidade de que também tenhamos espaço. Além disso, a exposição traz uma mensagem ambiental importante ao fazer pensar sobre o lixo que geramos e a função da reciclagem”, destacou Saraiva.

O músico Lucas Matos, de 28 anos, morador do Spar, ficou impressionado com as obras expostas.

“Gostei muito das formas criadas com os materiais reciclados, como uma montanha russa feita com fósforos e outros que têm um aspecto de quebra-cabeça. Além disso, as texturas e cores também me chamaram a atenção”, elogiou Matos.

A exposição ‘Geometria Cósmica' é uma prova de que a arte pode ter um papel importante na conscientização ambiental. Ao utilizar materiais reciclados, Marcos Cardoso mostra que é possível dar uma nova vida a objetos que normalmente seriam descartados como lixo. Além disso, a exposição promove a valorização da cultura local, ao oferecer aos moradores de Maricá a oportunidade de apreciar o trabalho de um artista renomado.

Portanto, se você está em Maricá ou região, não deixe de conferir a exposição ‘Geometria Cósmica' na Casa de Cultura. Aproveite para prestigiar a arte local e refletir sobre a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente. A exposição vai além do aspecto estético, trazendo uma mensagem inspiradora de criatividade e sustentabilidade.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]