Iguaba Grande: Área Especial de Negócios (AEN) em Iguaba Grande atrai várias empresas e aumenta a competitividade da cidade.

Zona Especial de Negócios (ZEN) em Iguaba Grande atrai diversas empresas e torna a cidade mais competitiva

Zona Especial de Negócios impulsiona desenvolvimento econômico de Iguaba Grande

Localizada na Estrada do Sal, no bairro Parque dos Desejos, a Zona Especial de Negócios (ZEN) de tem como objetivo tornar a cidade mais competitiva na região, atraindo empresas de diversos setores. Com uma área total de 74.000m², o espaço é dividido em lotes de 1.000m², cedidos pelo município para as empresas interessadas em se instalar no local.

A ZEN foi criada por meio de uma lei que oferece incentivos fiscais e econômicos às empresas que se estabelecerem na região. Além da cessão do espaço físico, as empresas que aderirem à ZEN terão uma série de deduções nos impostos, o que torna o local ainda mais atrativo economicamente para os empreendedores. O objetivo principal da ZEN é gerar mais oportunidades de empregos para os moradores de , pois a porcentagem do desconto nos impostos está diretamente ligada à geração de empregos.

Incentivos fiscais de acordo com o número de empregos gerados

A lei estabelece diferentes benefícios para as empresas de acordo com o número de empregos diretos gerados. Empresas que gerarem até 10 empregos diretos terão direito a um desconto de 20% sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) pelo prazo de dois anos. Já as empresas que gerarem de 11 a 30 empregos diretos terão uma dedução de 30% sobre o ISSQN pelo prazo de quatro anos. As empresas que conseguirem gerar mais de 80 empregos para os moradores da cidade terão uma dedução de até 60% sobre o ISSQN pelo prazo de dez anos.

As empresas interessadas em se instalar na ZEN devem procurar a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano, localizada na Rua São Judas Tadeu, nº 07, lote 1 – Cidade Nova. É necessário apresentar um estudo mercadológico e de viabilidade econômica e financeira, o anteprojeto arquitetônico do empreendimento, a metodologia e cronograma de execução, a quantidade de empregos diretos que serão gerados e a minuta do contrato social, para novas empresas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins, destaca que a criação da ZEN é fundamental para potencializar o crescimento de Iguaba Grande e tornar o município cada vez mais competitivo economicamente. A iniciativa visa atrair novas empresas, gerando mais oportunidades de emprego e renda para os munícipes.

Expansão da ZEN

A Zona Especial de Negócios de Iguaba Grande já possui seis lotes cedidos para empresas interessadas. Além disso, outras três empresas estão em processo de avaliação para se instalarem no local. Destaca-se, entre elas, uma indústria de temperos, uma empresa de confecção de móveis e uma de resíduos sólidos.

Vale ressaltar que a Estrada do Sal, que dá acesso à ZEN, passará por obras de drenagem e pavimentação, em parceria com o Governo do Estado. Além disso, está prevista a criação de um novo acesso pela Via Lagos, o que reduzirá a distância entre a Via Lagos e a Rodovia Amaral Peixoto para apenas 1.800 metros.

O prefeito Vantoil Martins salienta que a criação da Zona Especial de Negócios é um projeto antigo da gestão e que representa um passo importante para tornar Iguaba Grande uma cidade de destaque no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa possibilita a vinda de empresas de todos os tamanhos, tornando o município competitivo e gerando mais empregos para os moradores locais.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]