A Guarda Municipal de Maricá recebeu nesta quarta-feira (10) um reforço no armamento não-letal utilizado durante suas intervenções. Foram entregues 60 dispositivos elétricos incapacitantes, conhecidos como pistolas Spark 2.0, além de espargidores com spray de pimenta e gás lacrimogêneo. Esses equipamentos serão utilizados em situações que exijam a imobilização de infratores, sem causar danos permanentes ou fatais.
A equipe de agentes passará por treinamentos específicos com especialistas para aprender a utilizar esses equipamentos de forma legal e responsável. Ao todo, 120 guardas municipais serão capacitados para utilizar o novo armamento. O Centro de Formação da Guarda Municipal está finalizando o material didático que será utilizado durante a capacitação.
Segundo o secretário de Ordem Pública e Gestão do Gabinete Integrado, Julio Cesar Veras, o objetivo principal desse armamento não-letal é preservar vidas. A Guarda Municipal de Maricá atua como uma guarda cidadã, baseada no diálogo e na comunicação não-violenta. Com o novo armamento, os servidores terão mais segurança e tranquilidade para exercer suas atividades. Vale ressaltar que esses equipamentos serão utilizados apenas em casos extremos, priorizando a segurança da população.
Essa é a primeira vez, em 22 anos de existência, que a Guarda Municipal de Maricá recebe armamentos dessa natureza. O comandante da Guarda Municipal, Carlos Eduardo dos Santos, considera essa a realização de um sonho e um avanço para a instituição. Ele ressalta a responsabilidade dos agentes da segurança pública em contribuir com a segurança da cidade e afirma que, com preparo, capacitação e melhores instrumentos de trabalho, é possível proporcionar uma maior sensação de segurança para a população.
Os novos equipamentos ficarão armazenados na sede da Guarda Municipal, em Araçatiba, em uma sala monitorada por câmeras. Somente os agentes que passarem pelo curso de capacitação poderão utilizar tanto as pistolas Spark 2.0 quanto os espargidores com spray de pimenta e gás lacrimogêneo.
Antes do uso efetivo dos equipamentos, serão realizadas três turmas de capacitação, totalizando 120 guardas municipais treinados. Além disso, três multiplicadores também serão treinados pela Condor, empresa responsável pela fabricação do armamento não-letal adquirido pela Guarda Municipal. Esses multiplicadores serão responsáveis por formar os demais servidores da corporação.
Nos últimos anos, a Guarda Municipal de Maricá vem recebendo investimentos para fortalecer sua atuação na segurança do município. Além da aquisição do novo armamento não-letal, a corporação inaugurou uma nova sede e aumentou o efetivo por meio de concurso público realizado em 2019. Ao final de julho, a frota de viaturas da corporação será renovada, substituindo 21 veículos por carros 0 km com nova identidade visual.
A Guarda Municipal de Maricá tem se mostrado empenhada em aprimorar suas práticas de segurança, pensando sempre na preservação de vidas e no bem-estar da população. Com o novo armamento não-letal e outras iniciativas, a expectativa é que a sensação de segurança aumente e a cidade de Maricá se torne um lugar ainda mais seguro para se viver.