Fertilizante feito com esgotos tratados é utilizado na UFLA.

Resíduos do tratamento de esgotos

Resíduos do tratamento de esgotos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estão sendo aproveitados como fertilizante para a produção de plantas. A pesquisa, realizada na Estação de Tratamento de Esgotos da instituição, buscou identificar formas de utilizar os resíduos retidos no início do tratamento, em vez de descartá-los em aterros.

A análise revelou que os resíduos eram compostos principalmente por material orgânico e solo, o que os tornava adequados para serem usados como adubo e substrato na produção de plantas. Dentre as possibilidades avaliadas, a adubação foi a que apresentou melhores resultados, com o material demonstrando características de solo fértil, com presença de nutrientes essenciais para o crescimento das plantas.

O estudo foi conduzido por Henrique Louregiani Carvalho Pinto Filho, responsável pelo tratamento preliminar da ETE/UFLA e mestre em Tecnologias e Inovações Ambientais. Segundo ele, o uso dos resíduos como fertilizante resultou em um ótimo crescimento das plantas, até mesmo superior ao uso de adubos minerais.

Além dos benefícios para a produção vegetal, o aproveitamento dos resíduos também contribui para a redução dos custos de transporte para aterros sanitários, evitando o desperdício de recursos e possibilitando economia no uso de fertilizantes.

No entanto, o aproveitamento dos resíduos pode variar de acordo com a composição dos mesmos. Materiais inadequados descartados na rede de esgotos podem alterar as possibilidades de utilização. No caso da ETE/UFLA, foi encontrada baixa quantidade de resíduos grosseiros como papéis e plásticos, o que indica a existência de hábitos corretos de descarte por parte da comunidade acadêmica.

Henrique ressalta a importância da conscientização das pessoas na correta disposição dos resíduos sólidos, utilizando lixeiras em vez de aparelhos com ligação à rede de esgotos. Esse comportamento responsável contribui para a diminuição da presença de resíduos inadequados nas ETEs e permite o aproveitamento eficiente dos resíduos para diferentes finalidades, como construção civil e geração de energia.

Os resultados obtidos com o uso dos resíduos como fertilizante são promissores, mas futuros estudos serão necessários para avaliar seu impacto em diferentes plantas. A pesquisa realizada na UFLA e as possíveis aplicações dos resíduos são detalhadas na dissertação de mestrado do pesquisador.

O aproveitamento dos resíduos do tratamento de esgotos como fertilizante representa uma solução sustentável e econômica, contribuindo para a preservação da água e evitando contaminações. Além disso, incentiva a conscientização sobre a correta destinação dos resíduos sólidos, promovendo práticas mais responsáveis em relação ao meio ambiente. A pesquisa realizada na UFLA demonstra mais uma forma de utilizar os recursos disponíveis de maneira eficiente e sustentável, buscando soluções inovadoras para os desafios ambientais.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]