Estudantes de Maricá acompanham o Campeonato Sul-Americano de Tiro com Arco 2024

Alunos prestigiaram o Campeonato Sul-Americano de Tiro com Arco 2024

Alunos de Maricá prestigiam Campeonato Sul-Americano de Tiro com Arco 2024

No último domingo (31/03), sediou o Campeonato Sul-Americano de Tiro com Arco 2024. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura de , por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, aconteceu na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), em Itapeba. Além das disputas entre os melhores arqueiros do continente, o campeonato teve a participação especial dos alunos da Escola Municipal Antonio Lopes da Fontoura, em Itapeba.

Projeto interno pedagógico “Maricá sou eu, Maricá somos nós”

A participação dos alunos no campeonato faz parte do projeto interno pedagógico “Maricá sou eu, Maricá somos nós”, que foi desenvolvido com base no tema gerador da rede municipal de Maricá, intitulado “Maricá, a nossa história a gente escreve aqui”. O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes o conhecimento e vivência de diferentes áreas e atividades dentro do município.

Conhecendo o Tiro com Arco

No primeiro bimestre, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a prática esportiva do Tiro com Arco. O componente curricular de Educação Física desenvolveu atividades baseadas no subtema “Meus Lugares”, buscando apresentar aos estudantes a modalidade esportiva através da visita ao Centro de Treinamento localizado em Itapeba.

Dentre as atividades planejadas, os alunos visitaram o Centro de Treinamento de Tiro com Arco, participaram de oficinas para construção de arcos e flechas com materiais alternativos, responderam um quiz sobre aspectos teóricos da modalidade e conheceram a história do esporte e do campeão mundial Marcus D'Almeida.

Grande participação dos alunos

Mais de 700 alunos do 3° ao 9° ano e da turma PAE-nível 2 tiveram a oportunidade de participar do evento nos dias 25, 26 e 27/03. Além de assistirem às disputas entre os arqueiros, os estudantes puderam praticar um pouco da modalidade em um espaço montado especialmente para eles. Foi uma experiência única, que permitiu aos alunos vivenciarem o ambiente com atletas profissionais e utilizarem a língua inglesa e espanhola na comunicação com os participantes e na apresentação do torneio.

Um dos momentos mais marcantes da visita foi quando os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o campeão mundial Marcus D'Almeida e tirar fotos com ele. Foi um momento de inspiração e motivação para os estudantes, que puderam conversar com um dos grandes nomes do esporte.

Repercussão internacional do projeto

O projeto “Maricá sou eu, Maricá somos nós” ganhou destaque internacional ao ser mencionado no jornal World Archery, uma publicação especializada no esporte. O jornal divulgou uma foto dos alunos praticando a modalidade de Tiro com Arco. Essa repercussão mostra o sucesso e a relevância do projeto, não apenas dentro do município, mas também em âmbito internacional.

De acordo com a diretora adjunta da escola, Gleice Vidal, a publicação no jornal internacional mostra o reconhecimento do trabalho realizado pela escola. Ela destaca a importância desse reconhecimento, que contribui para fortalecer a relação de afinidade e respeito da comunidade com a instituição escolar.

Conclusão

A participação dos alunos da Escola Municipal Antonio Lopes da Fontoura no Campeonato Sul-Americano de Tiro com Arco 2024 foi uma experiência enriquecedora. Além de proporcionar aos estudantes o contato com um esporte pouco conhecido, o projeto interno pedagógico “Maricá sou eu, Maricá somos nós” contribuiu para o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando a prática esportiva, o conhecimento de diferentes modalidades e a valorização da história e do talento esportivo de Maricá.

Que iniciativas como essa possam ser cada vez mais desenvolvidas nas escolas, proporcionando aos estudantes oportunidades únicas e enriquecedoras como essa. Parabéns aos alunos, professores e todos os envolvidos nesse projeto!

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]