Menu

> Cidades

[wilcity_quick_search_form_shortcode]

Entrega de 853 certificados do 5º ciclo do Qualifica Maricá em Maricá

Qualifica Maricá entrega 853 certificados para alunos do 5º ciclo

Prefeitura de entrega 853 certificados para alunos do 5º ciclo do Qualifica

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), entregou neste sábado (02/12) 853 certificados de conclusão de cursos para alunos do 5º ciclo do Qualifica Maricá. A solenidade em parceria com o Instituto Brasil Social (IBS) aconteceu no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro.

O Qualifica Maricá é um programa de capacitação profissional que tem como objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho. Através de cursos nas mais diversas áreas, os participantes adquirem conhecimentos e habilidades necessárias para disputar e ocupar os postos de trabalho disponíveis.

O secretário de Trabalho, Marcus Bambam, destacou a importância do Qualifica Maricá na transformação da vida dos alunos. Segundo ele, o programa proporciona não apenas a capacitação técnica, mas também a melhoria da autoestima dos participantes.

Durante a solenidade de certificação, foram ouvidos depoimentos de alunos que concluíram os cursos e estão empolgados com as oportunidades que surgem a partir disso. Edmundo Amaral, morador de São José do Imbassaí, concluiu o curso de eletricista de sistema de energias renováveis e vê na capacitação uma chance de ter mais qualidade de vida.

Patrícia Costa, moradora de Cordeirinho, estudou administração e vê a conclusão do curso como uma oportunidade de atualizar seu currículo e conseguir um emprego qualificado.

Paulo Roberto, morador de Jacaroá, concluiu os cursos de mecânica de moto e elétrica. Ele trabalha em outra área, mas sempre se identificou com a profissão de mecânico e agora pretende trabalhar nesse ramo.

Talita Mendes, de Itaipuaçu, concluiu o curso de assistente de recursos humanos e está em busca de emprego. Ela acredita que o conhecimento adquirido no curso será útil em sua vida profissional.

O presidente do ICTIM, Claudio Gimenez, ressaltou a importância da participação da população nos cursos do Qualifica Maricá. Ele destacou que o programa continuará oferecendo formações para atender à demanda e facilitar a colocação dos alunos no mercado de trabalho.

Lançado em 2022, o Qualifica Maricá ofereceu ao longo de seis ciclos um total de 7.500 vagas. No último ciclo, foram registrados 31.751 inscritos. Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, como planejamento, programação e controle de produção, camareira em meios de hospedagem, eletricista instalador predial, formação em gesseiro, instalador hidráulico residencial, mecânico de motocicleta, desenhista de produtos gráficos web, pedreiro de alvenaria, mecânico de refrigeração e climatização residencial, e instalador de sistemas eletrônicos de segurança.

As capacitações ocorrem em cinco polos localizados nos bairros de Inoã, Itaipuaçu, Centro, Condado e Ponta Negra.

A Prefeitura de Maricá tem investido continuamente na capacitação da população por meio do Qualifica Maricá. Com a conclusão dos cursos, os alunos se tornam aptos a ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]