Enel descobre mais de 270 roubos de energia em Unamar, em Cabo Frio

Enel identifica mais de 270 furtos de energia em Unamar

Cabo Frio: Enel identifica mais de 270 casos de furto de energia em Unamar

A Enel Distribuição Rio, em parceria com a Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), realizou o projeto Energia Legal no distrito de Unamar, em . Durante a semana passada, foram identificadas 272 irregularidades na medição de energia de unidades residenciais e comerciais. A ação resultou em três prisões e o registro de duas ocorrências na delegacia. Os técnicos da Enel encontraram ligações clandestinas e diretamente na rede da empresa, em especial dois depósitos de bebidas.

O projeto Energia Legal está na sua 59ª edição e tem como objetivo combater irregularidades e furtos de energia. Desde o final de 2019, quando começou, já foram identificados cerca de 24,2 mil casos de furto de energia, sendo 92% em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 28 cidades por onde passou. A parceria entre a Enel e a Polícia Civil tem sido fundamental para o sucesso do projeto. “Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes”, afirmou Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

Além de ser considerado crime, com pena de até oito anos de reclusão, o furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela concessionária. Isso prejudica todos os consumidores, aumentando o número de interrupções e dificultando o restabelecimento da energia elétrica. De acordo com estimativas da Enel, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da empresa poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

O ato de realizar uma conexão irregular na rede elétrica, popularmente conhecido como “gato”, traz riscos tanto para quem pratica a ação quanto para a população em geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação ou fazer uma conexão direta na rede elétrica pode resultar em choques elétricos e até mesmo acidentes fatais. Por isso, é importante conscientizar a população sobre os perigos dessa prática.

Para denunciar casos de furto de energia, a Enel disponibiliza o aplicativo Enel Rio ou o telefone 0800 280 0120. É possível fazer a denúncia anonimamente, sem a necessidade de se identificar. Contribuir com informações é fundamental para combater os furtos e as conexões irregulares, garantindo um serviço de energia elétrica mais seguro e de qualidade para todos.

Riscos e impactos

Além das questões legais e da qualidade do serviço, o furto de energia também traz riscos para a população. As ligações clandestinas e as conexões irregulares podem causar incêndios, acidentes e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Essas ocorrências prejudicam não apenas os consumidores que praticam o furto, mas também os vizinhos e toda a região atendida pela concessionária.

A Enel trabalha constantemente para combater as irregularidades, mas também busca conscientizar a população sobre os impactos negativos dessa prática. Além disso, a empresa investe em tecnologias avançadas de medição, como os medidores inteligentes, que facilitam o controle e a detecção de fraudes.

Para evitar riscos e garantir um fornecimento de energia elétrica seguro e de qualidade, é fundamental que os consumidores utilizem somente energia contratada e evitem qualquer tipo de conexão irregular. Além disso, é importante denunciar casos de furto de energia, contribuindo para um serviço mais justo e eficiente para todos.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]