Encerramento da 1ª edição do Projeto Defesinha Verão 2024 em Cabo Frio com cerimônia de premiação para os participantes

Projeto Defesinha Verão 2024, em Cabo Frio, encerra 1ª edição com cerimônia de premiação para os participantes

Cabo Frio: Projeto Defesinha Verão 2024 encerra 1ª edição com cerimônia de premiação

Emoção e gratidão marcaram o encerramento da 1ª edição do Projeto Defesinha Verão 2024, em , realizado nesta quinta-feira (25), no Shopping Park Lagos. O projeto contou com a participação de 120 crianças e adolescentes, seus responsáveis, autoridades municipais e parceiros.

O superintendente de Defesa Civil de , Marcus Dothávio, agradeceu a todos os envolvidos e expressou sua gratidão: “Só posso agradecer por terem abraçado o projeto com tanto amor e dedicação. Agradeço aos responsáveis, aos monitores, a todos os parceiros, porque sem vocês nada disso teria acontecido, e, principalmente, às crianças e aos adolescentes, que também confiaram na gente. Muito obrigado”. Dothávio recebeu um presente dos responsáveis, uma foto emoldurada com a equipe e os participantes do projeto durante uma visita ao Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado.

A cerimônia contou com momentos emocionantes, como o juramento do Defesinha feito por Oliver e Manuela, representantes dos pelotões. Além disso, Sheila Mendes, representando os responsáveis e os monitores, ressaltou a união de todos para a concretização do projeto: “O que estamos vendo aqui é o resultado da união que o comprometimento do Dothávio provocou. Nós, pais de Tamoios, estamos aqui para mostrar que a gente se une, se entrega. O que tiver de projeto em Tamoios, a gente vai participar. A transformação que vimos nessas crianças, o aprendizado que eles tiveram e nós também, a oportunidade que tivemos de conhecer vários lugares, então, nossa palavra é gratidão”, afirmou.

Durante a cerimônia de encerramento, foi exibido um vídeo com os melhores momentos do Projeto Defesinha. Além disso, todas as crianças e adolescentes receberam certificados e medalhas, e os monitores voluntários foram agraciados com um brinde em reconhecimento ao seu auxílio nas atividades do projeto.

Atividades realizadas e parcerias

O Projeto Defesinha foi dividido em três categorias: pelotões Defesinha (4 a 6 anos), Defensores (7 a 10 anos) e Protetores (11 a 14 anos). Durante a realização do projeto, foram oferecidas atividades variadas em diferentes pontos de Cabo Frio e região.

As crianças puderam conhecer a Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, onde participaram do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. Também visitaram o Canto do Forte, na Praia do Forte, a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, a Praia do Pontal, em Arraial do Cabo, e a Praia do Balneário, em São Pedro da Aldeia.

Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de visitar a Ilha do Japonês, o Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz e participar de uma gincana na Praia de Tamoios. Também desfrutaram de um passeio de Catamarã, visitaram o Boulevard Canal, a Ilha do Japonês, a Praia do Forte e o Morro da Guia, onde puderam fazer um piquenique. Outro destaque foi a visita ao Centro de Treinamento de Jiu-jitsu da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio e uma ação de limpeza na Praia do Forte. A solenidade de encerramento marcou a conclusão das atividades do Projeto Defesinha.

Para a realização do projeto, a Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio contou com parcerias importantes, como o Shopping Park Lagos, que sediou a cerimônia de encerramento, e a Naval Tour, que proporcionou gratuitamente passeios de barco para as crianças.

O objetivo do Projeto Defesinha

O Projeto Defesinha Verão 2024 teve como objetivo oferecer atividades lúdicas e educativas para crianças e adolescentes de Tamoios, estimulando a cidadania, promovendo a integração e a inclusão social, além de abordar temáticas como meio ambiente, civismo, cultura e disciplina.

A iniciativa buscou proporcionar uma experiência enriquecedora aos participantes, promovendo aprendizado e desenvolvimento pessoal. Ao longo do projeto, as crianças e adolescentes puderam vivenciar momentos de diversão, superação e confraternização, além de criar laços de amizade e fortalecer valores importantes para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Com o encerramento da primeira edição do Projeto Defesinha, fica o sentimento de gratidão e o reconhecimento do trabalho realizado por todos os envolvidos. O projeto mostrou o poder da união e da dedicação em proporcionar momentos inesquecíveis para as crianças e adolescentes de Cabo Frio, reafirmando a importância de investir no desenvolvimento da juventude e no fortalecimento da cidadania.

Fonte:

Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]