Desmantelada quadrilha do golpe do empréstimo consignado” em São Pedro da Aldeia e demais cidades

spot_img

São Pedro da Aldeia: Quadrilha do “golpe do consignado” é desarticulada em ação do MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), realizou uma operação na manhã desta quinta-feira (29) para desarticular uma quadrilha especializada no “golpe do empréstimo consignado”. A ação resultou na prisão de três pessoas e busca e apreensão em diversas cidades, incluindo .

De acordo com as investigações, os criminosos entravam em contato com aposentados de pelo menos 12 estados informando sobre supostas dívidas em seus nomes. Para “resolver” a situação, ofereciam a transferência do valor para a empresa da quadrilha, prometendo condições vantajosas de pagamento, como menos parcelas. Para efetuar o golpe, as vítimas eram induzidas a fazer um empréstimo consignado e transferir o dinheiro aos golpistas. Algumas vezes, a quadrilha oferecia investimentos falsos.

Operação do MPRJ

Os responsáveis pela quadrilha foram denunciados pelo MPRJ pelo crime de organização criminosa. A 1ª Vara Criminal Especializada da Capital expediu sete mandados de prisão e dez de busca e apreensão, além de determinar a quebra de sigilo dos investigados.

A ação contou com o apoio da DC-Polinter e foi realizada em vários bairros do Rio de Janeiro, como Turiaçu, Bangu, Rocha Miranda, Pavuna, e também em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Alerta para os aposentados

Diante desse tipo de golpe, é importante que os aposentados estejam atentos e desconfiem de qualquer contato em que sejam solicitados dados pessoais ou financeiros. É fundamental verificar a autenticidade das informações antes de qualquer transferência financeira.

Em casos suspeitos, recomenda-se entrar em contato com a instituição financeira ou órgão responsável para confirmar a veracidade da informação antes de tomar qualquer medida.

Recompensa pelo golpe

Segundo as investigações, a quadrilha agia em várias cidades do país e obteve lucro expressivo por meio do golpe do empréstimo consignado. A prática criminosa prejudica milhares de pessoas, especialmente os aposentados, que são mais vulneráveis a esse tipo de fraude.

O MPRJ reforça a importância de denunciar qualquer suspeita de golpe aos órgãos competentes, contribuindo para a redução dessas práticas ilegais e a punição dos envolvidos. O combate ao crime organizado é fundamental para a segurança da sociedade como um todo.

Imagens do Golpe do Consignado

Imagem 1:

Imagem 2:

Golpe do Empréstio Consignado

Imagem 3:

Empréstio Consignado Falso

Considerações finais

O MPRJ, por meio do GAECO/MPRJ, realizou uma importante ação para desarticular uma quadrilha especializada no golpe do consignado. Com a prisão dos envolvidos e as devidas investigações, espera-se reduzir a incidência desse tipo de crime e proteger os aposentados de possíveis prejuízos financeiros.

É fundamental que a população esteja ciente dos riscos e tome medidas para se proteger contra fraudes. Além disso, é necessário denunciar qualquer suspeita de golpe, contribuindo assim para a segurança coletiva.

O trabalho do MPRJ e dos órgãos de segurança é essencial para combater o crime organizado e garantir a tranquilidade da sociedade. É importante valorizar e apoiar essas ações, colaborando para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]