Menu

> Cidades

[wilcity_quick_search_form_shortcode]

Curso preparatório de Maricá aprova mais de 90 estudantes na Uerj

Mais de 90 alunos do curso preparatório de Maricá são aprovados na Uerj

Maricá: Mais de 90 alunos são aprovados na Uerj

Na cidade de , localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, alcançou um marco histórico de aprovações dos alunos do Pré-Uerj no vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Um total de 94 estudantes do curso preparatório oferecido gratuitamente pela Secretaria de Educação foram classificados em diversos cursos, como Pedagogia, Direito, Serviço Social, Psicologia, História, Relações Institucionais, entre outros.

Esse número recorde de aprovados é o maior resultado desde a implementação do curso gratuito em 2018, evidenciando o sucesso do programa que conta com aulas ao vivo e online.

Dedicados à educação

O secretário de Educação, Márcio Jardim, comemorou o resultado e parabenizou toda a equipe pelo trabalho realizado: “Começar o ano com uma notícia dessas só nos motiva a trabalharmos com mais garra e energia para que a educação de esteja sempre em alto nível. Quero parabenizar toda a equipe por esse trabalho maravilhoso, que dá oportunidade ao ingresso a uma universidade pública”, destacou.

O coordenador do projeto, William Campos, também expressou sua emoção com o resultado alcançado: “Passamos por um ano difícil, a prova mudou, passou a ser discursiva, e mesmo assim foi um resultado fantástico, com ingresso dos alunos em mais de 30 cursos. Isso dá muita energia para seguir em frente. É um trabalho de formiguinha que só aparece na hora dos resultados”, disse.

Histórias de superação

Entre os alunos aprovados, há várias histórias de superação. Giovanna Borges Carreiro Carvalho, de 18 anos, conquistou o 3º lugar no curso de Relações Internacionais. Ela decidiu fazer o curso preparatório por sonhar em estudar em uma universidade pública e relatou: “Minha experiência com o projeto foi a melhor possível, desde o 1° exame de qualificação os professores e coordenadores nos acompanharam, ajudaram e ensinaram. Todo o trabalho foi realizado com excelência e fez total diferença na minha aprovação”.

Thamiris de Almeida, de 21 anos, classificada em 10º lugar no curso de Medicina, optou pelo projeto online por não ter condições financeiras para arcar com um curso pré-vestibular presencial. Ela elogiou a didática dos professores e a dedicação da equipe, que tornaram possível a realização de seu sonho de cursar Medicina em uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro. Thamiris ressaltou que o Pré-Uerj vale muito a pena.

Juliana Passos, de 37 anos, foi aprovada em Medicina na Uerj de Cabo Frio, na Região dos Lagos, após passar por um procedimento cirúrgico no ano passado que a impediu de fazer a prova do Programa Passaporte Universitário de Maricá. Ela compartilhou sua felicidade e motivou outras pessoas a nunca desistirem de seus sonhos, destacando que é possível realizar qualquer objetivo.

Um projeto de sucesso

O projeto pré-Uerj existe desde 2018 e é aberto para estudantes de todo o Rio de Janeiro. É um programa 100% gratuito, com aulas diárias, ao vivo e online, atendimento individualizado, psicológico e simulados. O projeto foi reconhecido com o prêmio Paulo Freire, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em 2022, como o melhor preparatório Ensino a Distância (EAD) do Rio de Janeiro.

No ano passado, foram oferecidas 21 aulas especiais de modo online, das 15h às 22h, voltadas para cada carreira, além de aulas de redação para todos os 361 estudantes que chegaram até o fim do preparatório. Ao todo, foram 131 horas de aula ao longo de cinco dias.

O curso abordou disciplinas específicas para cada área, como Química e Biologia para os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Ciências Biológicas. Já para cursos na área de Humanas, como Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Filosofia, Pedagogia e Serviço Social, foram oferecidas aulas de História Geral, História do Brasil, Geografia e Português. O preparatório também incluiu aulas de Matemática, Inglês e Linguagens.

Todos os grupos tiveram aulas de redação, atendimento particular da disciplina por Whatsapp e orientação psicológica particular e gratuita. O curso atendeu a estudantes cotistas ou de ampla concorrência de todo o estado do Rio de Janeiro.

O sucesso desse projeto reforça a importância de iniciativas que proporcionam oportunidades de estudo e preparação para o ingresso na universidade, contribuindo para a formação acadêmica e profissional de muitos jovens.

5/5 - (1 vote)
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]