Crescimento de 145% nas vendas de automóveis eletrificados no Brasil no trimestre

carro elétrico

Venda de carros eletrificados no Brasil cresce 145% no trimestre

Dados divulgados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) revelam um crescimento expressivo nas vendas de veículos eletrificados (elétricos, híbridos e híbridos plug-in) no Brasil. No primeiro trimestre de 2024, as vendas desses modelos alcançaram a marca de 36.090 unidades, um aumento de 145% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 14.786 vendas.

O crescimento das vendas de veículos eletrificados tem sido impulsionado por diversos fatores. Um dos principais é o investimento na infraestrutura de recarga, que tem possibilitado uma maior autonomia e confiança por parte dos consumidores. Além disso, o programa governamental Mover, que oferece incentivos fiscais para a aquisição de veículos elétricos, também tem contribuído para esse aumento nas vendas.

Outro fator que tem impulsionado o crescimento das vendas é a ampla oferta de modelos disponíveis no mercado. As montadoras estão investindo cada vez mais no desenvolvimento de veículos eletrificados, atendendo a diferentes demandas e necessidades dos consumidores.

Os números do primeiro trimestre de 2024 mostram um crescimento consistente das vendas de veículos eletrificados mês a mês. Em março, foram emplacados 13.613 veículos, um aumento de 127% em relação a março de 2023.

O destaque fica para os veículos elétricos plug-in, que representaram 68% das vendas de eletrificados no período. Isso significa que esses modelos, que possuem recarga externa, já ultrapassaram a marca simbólica de 5% das vendas totais do setor automobilístico. Esse índice é considerado importante para a consolidação de uma nova tecnologia no mercado.

A dominância dos veículos elétricos plug-in também se reflete nos modelos mais vendidos. No primeiro trimestre de 2024, a montadora BYD foi a líder em emplacamentos, seguida pela GWM, Toyota, CAOA Chery e Volvo. Entre os modelos mais vendidos, destacam-se o SONG PLUS GS DM da BYD e o DOLPHIN GS 180 EV da BYD.

A concentração das vendas de veículos eletrificados está principalmente na região Sudeste do Brasil, com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esses três estados lideram as vendas, representando cerca de 50% de todos os emplacamentos realizados no país.

A previsão da ABVE é que os veículos eletrificados possam atingir 10% das vendas totais do setor automobilístico até o final deste ano. Esse crescimento é uma excelente notícia para o país, pois mostra um avanço significativo na adoção de tecnologias mais sustentáveis e menos poluentes no setor de transporte.

Com o incentivo do governo, o investimento na infraestrutura de recarga e a oferta cada vez maior de modelos, espera-se que o mercado de veículos eletrificados continue crescendo nos próximos anos. Isso possibilitará o desenvolvimento de uma ampla cadeia produtiva e industrial relacionada ao transporte elétrico no Brasil, contribuindo para a descarbonização da economia e para a construção de um futuro mais sustentável.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]