Menu

> Cidades

[wilcity_quick_search_form_shortcode]

Concerto da Orquestra Sons da Aldeia na Casa do Artesão de São Pedro da Aldeia nesta quinta-feira (25)

Orquestra Sons da Aldeia

São Pedro da Aldeia: Orquestra Sons da Aldeia realiza concerto na Casa do Artesão

No dia 25 de agosto, às 20h, a Secretaria de Cultura de vai promover mais um concerto da Orquestra Sons da Aldeia. O evento contará com a participação de cerca de 40 músicos instrumentistas e cantores convidados e acontecerá na Casa do Artesão, localizada na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro da cidade. A entrada é gratuita, e o concerto terá duração aproximada de uma hora.

Valorização da arte e formação de plateia

A iniciativa dos concertos da Orquestra Sons da Aldeia visa proporcionar o acesso à arte da música instrumental e incentivar a formação de plateia. O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, enfatiza a importância desses eventos: “Os concertos da Orquestra Sons da Aldeia são ocasiões muito especiais para nós, porque são momentos em que oportunizamos a todos o acesso à arte da música instrumental, incentivando a formação de plateia. O concerto é, também, uma oportunidade para promovermos a valorização desses músicos, que têm se dedicado muito a esse projeto.”

O secretário também destaca o compromisso de promover atividades culturais na Casa do Artesão: “Promover atividades culturais como essa na Casa do Artesão tem sido um grande compromisso nosso. A ideia é que possamos fomentar as visitações no nosso centro de referência do artesanato municipal e fazer com que mais pessoas entrem e conheçam o trabalho fantástico promovido pelas artesãs aldeenses”, afirma Marques.

Repertório diversificado

O concerto da Orquestra Sons da Aldeia contará com um repertório diversificado que incluirá clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), músicas gospel e sucessos internacionais. Além dos músicos instrumentistas, a apresentação também contará com a participação de artistas convidados nos vocais. A expectativa é de que o concerto seja um momento de grande emoção e apreciação musical para o público presente.

Temporada 2024

O coordenador e regente da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes, fala sobre as expectativas para a temporada 2024: “Já retornamos com a ministração de aulas de música presenciais no Cine Estação e no nosso polo de formação no bairro São João. O planejamento é elevar o nível do conjunto com as aulas e as apresentações. Queremos nos conectar ainda mais com a nossa cidade através dos repertórios diversificados e mostrar o valor cultural dos nossos jovens.”

A Orquestra Sons da Aldeia foi criada em setembro de 2022 pela Secretaria Municipal da Cultura. Atualmente, a Orquestra reúne mais de 50 músicos do município, entre alunos e professores. Os integrantes foram selecionados por meio de um processo seletivo e juntos promovem apresentações de música instrumental em praças públicas e eventos culturais da cidade.

Além dos concertos, a Orquestra realiza ensaios periódicos e os alunos participam de aulas de música e prática de conjunto em naipes, de forma semanal. As apresentações do conjunto já aconteceram em diversos bairros de , como Baleia, Porto da Aldeia, Estação, Centro, Baixo Grande, São João e Praia Linda.

Foto: São Pedro da Aldeia

Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]