Como pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

Como solicitar isenção da inscrição do Enem 2024

A partir de 15 de abril, começa o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. Os pedidos podem ser feitos até 26 de abril. Para ajudar você a fazer a solicitação, o Olhar Digital preparou um tutorial passo a passo. Confira!

Quem pode pedir a isenção?

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024, é necessário estar dentro de um dos critérios estabelecidos. São eles:

1. Ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola privada. Além disso, é preciso ter uma renda familiar per capita igual ou menor a 1,5 salário mínimo, que atualmente corresponde a R$ 1.980.

2. Estar cursando o último ano do ensino médio em escola pública.

3. Possuir situação de vulnerabilidade social, ou seja, ser membro de família de baixa renda e estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

Passo a passo para solicitar a isenção:

1. Acesse a Página do Participante do Enem 2024: [https://enem.inep.gov.br/participante/#!/](https://enem.inep.gov.br/participante/#!/)
2. Clique em “Justificativa de ausência/isenção”.
3. Toque na figura solicitada.
4. Insira seu CPF.
5. Coloque sua data de nascimento.
6. Clique em “Iniciar a justificativa de ausência/isenção”.
7. Aperte em “Próximo”.
8. Digite seus dados e clique em “Próximo”.
9. Informe seu endereço.
10. Coloque sua situação de Ensino Médio.
11. Insira o “NIS” (Número de Identificação Social). Caso você não possua, clique em “Não tenho” e depois em “Próximo”.
12. Confirme o pedido de isenção.
13. Responda todas as perguntas do questionário socioeconômico.
14. Preencha seus dados de cadastro.
15. Envie a solicitação.

É importante seguir todos os passos corretamente e preencher os dados de forma verdadeira. Após realizar a solicitação, é necessário aguardar a análise do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para verificar se você será beneficiado com a isenção da taxa de inscrição.

Lembrando que a isenção da taxa de inscrição é um benefício concedido a estudantes que comprovam não ter condições financeiras de arcar com o valor. Portanto, é importante que apenas aqueles que realmente se enquadram nos critérios estabelecidos façam a solicitação da isenção.

Aproveite essa oportunidade para garantir sua participação no Enem 2024 sem necessidade de pagamento da taxa de inscrição. Não deixe de se preparar para o exame, pois ele é uma porta de entrada para diversas universidades e programas de bolsas de estudo.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]