Como informar os depósitos do Nubank?

Como fazer portabilidade de salário no Nubank?

Como declarar as Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas do Nubank foram criadas para que os clientes do banco pudessem guardar dinheiro seguindo metas e objetivos, mas com rendimento. Para que o valor não fique parado, é sugerido um investimento. Por esse motivo, é necessário declarar os valores no Imposto de Renda 2024. Porém, você sabe como fazer isso? O Olhar Digital te explica tudo sobre o processo.

Quem deve declarar as Caixinhas?

No momento de guardar o dinheiro nas Caixinhas, o cliente teve a opção de escolher entre dois investimentos, o RDB, com rendimento de 100% do CDI, e a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). E o Nu Reserva Imediata, um fundo de renda fixa com o intuito de rentabilidade maior do que 100% do CDI ao longo do tempo.

Quem fez esse tipo de investimento precisa declará-lo no Imposto de Renda de 2024. Porém, as regras de declaração são diferentes. A seguir, veja os tutoriais.

Passo a passo de como declarar em “Bens e direitos”

1. Acesse o site para fazer a declaração: [Link para o site de declaração do Imposto de Renda]
2. Clique em IRPF 2024.
3. Toque em “Preencher Declaração”.
4. Inicie sua declaração, escolhendo entre a declaração pré-preenchida ou iniciar em branco.
5. Selecione “Bens e Dívidas”.
6. Vá em “Bens e Direitos”.
7. Selecione o grupo 4 (Aplicações e Investimentos).
8. Clique no campo de “Código” e selecione: (Títulos públicos e privados sujeitos a tributação).
9. Insira a localização Brasil, o CNPJ da Nu Financeira que está no informe de rendimentos, na discriminação coloque o saldo em RDB no Nubank, agência e conta.
10. Insira a situação em 31/12/2022 e em 31/12/2023 de acordo com o informe de rendimentos. Esse é apenas o valor que foi depositado.

A declaração desses valores precisa ser feita em duas fichas diferentes do programa do Imposto de Renda 2024: “Bens e direitos” e também “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva”.

Passo a passo de como declarar os rendimentos

1. Selecione “Rendimentos”.
2. Toque em “Rendimento Aplicação”.
3. Preencha as informações. Coloque o CNPJ da Fonte Pagadora, no caso, a Nu Financeira. Insira também o valor do rendimento e clique em “Salvar”.

Declaração do dinheiro que está nas Caixinhas com fundo

Se você tiver optado pela Nu Reserva Imediata, também precisa declarar o valor em duas fichas diferentes. Em “Bens e Direitos”, faça o mesmo caminho que fez no primeiro passo a passo destacado neste conteúdo.

A diferença é que você deve selecionar o grupo 7 (Fundos), o código 01 (Fundos de Investimentos sujeitos à tributação periódica) e colocar o nome e o CNPJ do fundo e a quantidade de cotas que tinha na carteira no dia 31/12//2023. Caso a conta seja conjunta, é necessário colocar o nome, CPF do co-titular e CNPJ do fundo. Em “Situação”, insira o saldo total conforme está no informe.

Observação: Os fundos de investimento precisam ser declarados no código correto. Por exemplo, o fundo de investimento imobiliário é no código 3 fundo de investimento em ações é no 5. Então, fique atento!

Declaração dos rendimentos

Nesse caso, você deve fazer o mesmo caminho do segundo passo a passo deste texto. Informe o CNPJ e nome da fonte pagadora e valor dos rendimentos. Esses dados estão no seu informe do Nubank.

Como consultar tipo de investimento da Caixinha?

Não lembra qual o tipo de investimento que escolheu quando criou a Caixinha? A seguir, veja como consultar.

1. Abra o aplicativo e clique no cifrão ($).
2. Depois, toque em “Reserva”.
3. Role a tela um pouco para baixo e veja o investimento.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]