Como habilitar o roaming grátis no estado

Imagem para ilustrar matéria sobre a crise no Rio Grande do Sul

As operadoras de telecomunicações Claro, TIM e Vivo anunciaram que estão liberando o roaming no Rio Grande do Sul para seus clientes no estado. Essa medida permitirá que os usuários tenham acesso à rede de internet mesmo fora da área de cobertura de suas operadoras. A novidade é válida para aqueles que utilizam planos pós ou pré-pagos e que ativaram a função de roaming em seus aparelhos.

A principal vantagem dessa liberação é que os clientes não precisarão pagar taxas adicionais pelo uso do serviço de internet móvel em outras regiões. Dessa forma, os usuários poderão contar com a mesma qualidade de conexão que têm em sua área de cobertura.

Para ativar o roaming em um aparelho Android, o usuário precisa acessar as configurações do seu celular e seguir os seguintes passos:
1. Acesse “Configurações” ou “Configurar”;
2. Em seguida, clique em “Conexões” ou “Rede e internet”;
3. Na próxima tela, toque em “Redes móveis” ou “Rede móvel”;
4. Por fim, ative o recurso “Dados em Roaming” ou “Roaming”.

Vale ressaltar que, em dispositivos Samsung, é necessário também abrir as “Configurações de rede” na tela “Redes Móveis” e selecionar a opção “Selecionar automaticamente”. Já em aparelhos Motorola, é preciso ativar o modo “Selecionar a rede automaticamente” na área de “Rede móvel”.

Já para ativar o roaming em um aparelho com sistema operacional iOS, siga os seguintes passos:
1. Abra os “Ajustes”;
2. Acesse a opção “Celular”;
3. Na próxima tela, toque em “Opções de Dados Celulares”;
4. Ative o “Roaming de Dados”;
5. Volte à etapa do “Celular”, abra “Seleção de Rede” e acione a opção “Automática”.

Cada operadora oferecerá benefícios específicos para seus clientes no Rio Grande do Sul. A TIM, por exemplo, disponibilizará 10 GB de bônus de internet para quem possui planos pré e Controle. Já a Vivo oferecerá o mesmo benefício de 10 GB de bônus de internet para seus clientes do plano Vivo Pré, válido por cinco dias. E a Claro disponibilizará 5 GB de bônus de internet para os clientes do plano pré-pago, válido por sete dias, e para os clientes dos planos pós-pago Controle e Flex, válido por 30 dias.

É importante ressaltar que, além desses benefícios de roaming, as operadoras estão sempre trabalhando para melhorar a qualidade e a cobertura de suas redes no Rio Grande do Sul e em todo o país. Por isso, é fundamental ficar atento às promoções e novidades oferecidas por cada operadora e escolher o plano que melhor atenda às suas necessidades de uso de internet móvel.

Além disso, é importante destacar que, atualmente, o estado do Rio Grande do Sul está enfrentando uma tragédia devido às fortes chuvas e enchentes que atingiram a região. Por isso, o governo do estado criou o canal SOS Rio Grande do Sul para receber doações financeiras que serão usadas para ajudar as vítimas e reconstruir a infraestrutura municipal. As doações podem ser feitas por meio da chave Pix 92.958.800/0001-38, que corresponde ao CNPJ vinculado ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Além disso, a prefeitura de Porto Alegre também disponibilizou sua chave Pix (92.963.560/0001-60) para receber contribuições que serão destinadas exclusivamente às vítimas das enchentes. Quem preferir, também pode fazer doações por meio do site Pra Quem Doar, da companhia Globo, que centraliza diversas organizações que estão precisando de ajuda.

É importante mencionar que, ao realizar doações, é necessário ter cuidado com possíveis golpes. Por isso, é recomendado verificar sempre os dados das instituições antes de realizar qualquer transferência e conferir os canais oficiais das organizações.

Para mais informações sobre como doar para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, é possível acessar o site do governo do estado ou conferir a matéria completa no site do Guia Região dos Lagos.

*Com informações da Conexis Digital Brasil.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]