Casa de Cultura em Maricá inicia exposição ‘Geometria do Universo’

Exposição ‘Geometria Cósmica’ é aberta na Casa de Cultura de Maricá

: Exposição ‘Geometria Cósmica' é aberta na Casa de Cultura de

Maricá abriu neste fim de semana, na Casa de Cultura, a exposição ‘Geometria Cósmica', do artista plástico Marcos Cardoso. Na mostra são expostas peças feitas de materiais como sacolas plásticas, embalagens de produtos diversos e até palitos de fósforos, que ganham diferentes formatos. Com curadoria de Edmilson Nunes, a exposição fica montada até o dia 27 de abril, sempre de terça a domingo das 9h às 17h.

A exposição ‘Geometria Cósmica' tem como um dos objetivos mostrar a possível destinação de objetos que normalmente viram lixo. Marcos Cardoso, o artista responsável pelas peças, explica que a geometria é usada desde o tempo das cavernas para entender a natureza, e isso inclui o material descartado pelo homem. Segundo ele, ainda estamos aprendendo o que fazer com o que sobra do consumo humano.

Marcos Cardoso, que possui formação em Belas Artes, é natural de Paraty e mora em Maricá há cerca de 30 anos. Com trabalhos apresentados pelo mundo, ele expressou sua gratidão pela oportunidade de poder expor sua arte na cidade onde vive. O artista de 63 anos também afirmou que essa exposição tem um significado especial para ele, pois mostra seu trabalho aos seus vizinhos e traz à tona sua memória afetiva.

A exposição utilizando matéria-prima reciclável também despertou a atenção de outros artistas e visitantes. O artista audiovisual Thiago Saraiva destacou a importância de um artista local expor seu trabalho, pois isso abre espaço para outros colegas. Além disso, ele ressaltou a mensagem ambiental presente na exposição, que nos faz refletir sobre o lixo que geramos e a importância da reciclagem.

O músico Lucas Matos, morador de Maricá, também elogiou a exposição e destacou a diversidade de formas e texturas nas peças expostas. Ele mencionou uma peça feita com fósforos que lembra uma montanha-russa, além de outras que parecem quebra-cabeças. Para ele, a exposição é interessante não apenas pela técnica utilizada, mas também pela mensagem por trás das obras.

A exposição ‘Geometria Cósmica' é uma oportunidade única para os moradores de Maricá apreciarem o talento de um artista local, que já teve suas obras expostas em museus do Brasil e do mundo. Além disso, a exposição também traz à tona questões ambientais importantes, como a necessidade de repensarmos o consumo e o descarte de materiais. Com sua criatividade e habilidade técnica, Marcos Cardoso nos mostra que é possível transformar objetos considerados lixo em verdadeiras obras de arte.

(Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos – Imagem: Divulgação)

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]