Campanha “Mulheres de determinação” é lançada pela Prefeitura de Cabo Frio em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Prefeitura de Cabo Frio lança campanha “Mulheres de voz e de força” em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Prefeitura de Cabo Frio lança campanha em alusão ao Dia Internacional da Mulher

No dia 1º de março, a Prefeitura de lançou a campanha educativa “Mulheres de voz e de força” em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O objetivo da campanha é destacar a importância das mulheres em todos os lugares, reforçando o direito delas de ocuparem espaços com segurança e em igualdade de condições.

A data do Dia Internacional da Mulher marca a luta histórica das mulheres em todo o mundo pela conquista de seus direitos. A campanha municipal inclui exposições, palestras e diversas outras atividades para promover a reflexão e conscientização sobre a importância da igualdade de gênero.

Um aspecto significativo deste ano é que, pela primeira vez em seus 408 anos de história, a cidade de tem uma mulher à frente do Poder Executivo. Magdala Furtado assumiu o cargo de prefeita e, além disso, o município conta com o comando de oito secretarias por mulheres, como Melhor Idade, Educação, Mobilidade Urbana, Criança e Adolescente, Turismo, Meio Ambiente e Administração, além da Comsercaf, autarquia de limpeza urbana, e a Superintendência dos Direitos da Mulher, vinculada à Secretaria de Assistência Social.

Programação diversificada e eventos

A campanha “Mulheres de voz e de força” conta com uma programação diversificada que inclui eventos, exposições e ações educativas. Além disso, também foram produzidos vídeos com as gestoras municipais, postagens educativas sobre o significado da data e a cor lilás, identidade visual da campanha, entre outras ações.

Um dos destaques da programação é o projeto “Salineira para Elas”, uma parceria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana com a Auto Viação Salineira. Durante o mês de março, um ônibus exclusivo para mulheres circulará por diversos bairros de Cabo Frio, proporcionando mais segurança e comodidade às passageiras.

Políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher

A cidade de Cabo Frio vem investindo em políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. Entre as iniciativas destacam-se:

  • O Centro Especializado de Atendimento à Mulher, conhecido como Ceam Polo, que completa 16 anos de funcionamento neste mês.
  • A implantação da Patrulha Maria da Penha, que completa um ano de implantação em abril.
  • O Grupo Reflexivo do Homem, conhecido como GR Homem, que é o segundo na Região dos Lagos e se tornou referência no Estado do Rio de Janeiro. Este projeto, implementado em parceria com o sistema judiciário, visa trabalhar a conscientização e prevenção da violência contra a mulher por meio da reflexão dos homens.
  • A Casa de Breve Permanência em Tamoios, que é um local de acolhimento e suporte para mulheres em situação de vulnerabilidade.
  • O Grupo de Reflexão com as mulheres assistidas, que oferece suporte emocional e orientação às mulheres atendidas.
  • A parceria com a Delegacia de Atendimento à Mulher e toda a rede de atendimento.

Contatos e serviços de apoio

Para denúncias de violência contra a mulher, estão disponíveis os seguintes contatos e serviços:

  • Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio – telefone 153.
  • Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar (25º Batalhão) – telefone 190.
  • Ceam Polo (Cabo Frio): Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, Braga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Whatsapp: (22) 9 9808.2557.
  • Ceam Rosa da Farinha (Tamoios): Rua Rio de Janeiro, 54, Aquarius, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Whatsapp: (22) 9 9605.8708.
  • Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam): Rua Getúlio Vargas, s/n, São Cristóvão. Telefone: (22) 98106.2445.
  • Ligue 180: Central de Atendimento à Mulher – canal de denúncia.

A Prefeitura de Cabo Frio reforça a importância da conscientização e do apoio no combate à violência contra a mulher, além de celebrar a força e a voz das mulheres na sociedade. A campanha “Mulheres de voz e de força” busca garantir os direitos e a igualdade de todas as mulheres.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]