Cabo Frio: Parceria do governo e Cras oferece serviços gratuitos à população

Governo Presente e Cras na Praça se unem para levar diversos serviços gratuitos para a população de Cabo Frio

Cabo Frio: Evento oferece diversos serviços gratuitos para a população

No próximo sábado (6), a Escola Municipal Profº. José Francisco da Silveira Júnior, no Condomínio Monte Carlo, no Jardim Esperança, em , será palco de um evento que oferecerá uma variedade de serviços gratuitos para a população. Pela primeira vez, as secretarias de Governo e Assistência Social decidiram unir dois eventos de sucesso, o Governo Presente e o Cras na Praça, em um só lugar, para aumentar a quantidade de atividades e ações socioculturais disponíveis.

A prefeitura está empenhada em oferecer uma série de serviços essenciais para os moradores de . Dentre os serviços que estarão disponíveis no evento, destacam-se o alistamento e emissão de documentos, corte de cabelo, balcão de empregos municipal, emissão de currículos e trancistas. Além disso, haverá o Banco Afro de Oportunidades, que oferecerá consultoria individualizada para elaboração de planos de ação, com o objetivo de auxiliar empreendedores afro no início de seus negócios.

Para aqueles que precisam do Cartão Dignidade, a Auto Viação Salineira, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, estará presente para emitir o cartão. No entanto, é importante que o morador leve o valor mínimo de R$20 para a primeira recarga.

Além dos serviços já mencionados, o evento contará com uma Batalha de TikTok para crianças de 6 a 12 anos. Essa competição desafiará os participantes a mostrarem sua criatividade e talento, dançando as trends do momento da plataforma. Haverá premiação para o primeiro colocado.

Serviços de saúde e bem-estar

A Secretaria de Saúde estará presente oferecendo serviços de aferição de pressão arterial e glicose, agendamento de exames preventivos e testes rápidos para detectar doenças como hepatites B e C, HIV e sífilis. Além disso, será possível atualizar o calendário de vacinas para crianças e adultos, incluindo a vacinação contra Covid-19 e influenza. Também será oferecida a aplicação de flúor para cuidar da saúde bucal da população.

Outros serviços estarão disponíveis para a população, como orientação sobre o PEP (Profilaxia pós-exposição) e PrEP (Profilaxia pré-exposição) para prevenção do HIV, requalificação de registro de nascimento LGBTI+, orientação para registro de casamento LGBTI+ e inclusão do nome social no RG ou CNH de pessoas trans e travestis. Também será possível obter encaminhamento para suporte jurídico e psicológico LGBTI+ e vítimas de discriminação racial, além de orientação para prevenção de doenças que afetam a população negra.

Serviços para pessoas com deficiência

A Superintendência de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência estará presente para oferecer orientação para solicitação dos cartões Ciptea e de estacionamento, orientação para solicitação de cadeira de rodas e tecnologia assistivas, assessoria e acompanhamento de processos na rede pública à pessoa com deficiência, além de possibilitar a solicitação do Cartão Vale Social.

O setor de Sub-registro disponibilizará a solicitação de segunda via de certidão de óbito, nascimento e casamento. Já a Patrulha da Maria da Penha divulgará seus serviços, promovendo conscientização sobre violência doméstica e auxiliando casos de violência.

Orientações e atendimento especializado

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e a Superintendência dos Direitos da Mulher (SUDIM) estarão presentes no evento oferecendo orientação social, encaminhamentos para a rede de enfrentamento de violência e atendimento nos CEAMs. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) oferecerá orientações sobre o Cadastro Único e atendimento social. Já o Programa Acessuas Trabalho estará disponível para oferecer orientações referentes ao mercado de trabalho. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá realizar agendamentos para emissão da segunda via do Registro Geral (RG).

Essa ação é promovida pela Secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, e conta com o apoio das secretarias de Saúde, Segurança Pública e Direitos Humanos, além de parceiros externos oriundos da iniciativa privada.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]