Cabo Frio: Nova base em Cabo Frio foca em assistência a vítimas de violência doméstica

Cabo Frio inaugura base operacional exclusiva para atendimento de vítimas de violência doméstica

A Prefeitura de inaugurou a sede da Patrulha Maria da Penha, na Praça Gentil Gomes de Farias, na Passagem, para acolher as vítimas de violência doméstica. A cerimônia de entrega da base operacional contou com a presença da prefeita Magdala Furtado, a secretária de Governo, Thais Rodrigues, outros representantes do governo municipal, de instituições da área de segurança pública, do legislativo e da população.

O novo espaço, discreto e seguro, possibilita que as vítimas possam se abrir sem medo de exposição, com respeito e sigilo, tornando mais fácil buscar ajuda e denunciar a violência doméstica. A prefeitura ressalta a importância de oferecer um ambiente acolhedor para essas mulheres, que muitas vezes enfrentam desafios e dificuldades ao denunciar as agressões. Além disso, a prefeita Magdala destacou o orgulho de contar com mulheres liderando pastas importantes no município.

A Patrulha Maria da Penha de já está em funcionamento há um ano e dois meses, atendendo às vítimas de violência doméstica. Durante esse período, foram realizados mais de 600 atendimentos, incluindo medidas protetivas, chamados emergenciais e prisões em flagrante.

O secretário de Direitos Humanos e Segurança Pública, André Magalhães, enfatizou a importância da nova base operacional para reduzir as subnotificações de violência contra a mulher. Ele ainda anunciou que em breve haverá uma Patrulha Maria da Penha em Tamoios.

Além da inauguração da sede da Patrulha Maria da Penha, a Prefeitura de Cabo Frio homenageou os grupamentos da região com o certificado de honra ao mérito pelo serviço prestado à população. Os homenageados foram dos municípios de Cabo Frio, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Saquarema, além dos Guardiões da Vida, do 25° Batalhão da Polícia Militar.

A base operacional da Patrulha Maria da Penha vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, com patrulheiros disponíveis 24 horas por dia para atender chamados emergenciais, monitorar medidas protetivas emitidas pelo Poder Judiciário, conduzir vítimas aos locais necessários, como IML, UPA e Delegacia de Atendimento à Mulher, e encaminhar as mulheres para um local seguro.

Em caso de violência psicológica, as vítimas serão encaminhadas para a rede de apoio do município, que inclui serviços de saúde mental e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).

Qualquer mulher que resida em Cabo Frio e seja vítima de violência doméstica ou possua medida protetiva contra um agressor pode contar com o apoio e assistência da Patrulha Maria da Penha.

A nova base operacional da Patrulha Maria da Penha passou por uma reforma completa. O prédio ganhou espaços privativos, com dormitórios masculinos e femininos cobertos e fecha

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]