Cabo Frio: Dia de Combate à Dengue em destaque neste sábado (2)

spot_img

Cabo Frio promove Dia D de Combate à Dengue neste sábado (2)

se mobiliza em ação de combate à dengue

Neste sábado (2), a cidade de , localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, se mobiliza em mais uma ação de combate à dengue com o Dia D de enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa visa identificar e eliminar possíveis focos do vetor que é transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Mais de 200 agentes de endemias irão percorrer as ruas da cidade, realizando visitas domiciliares.

Imagem: Guia Região dos Lagos

Atuação das Estratégias Saúde da Família

As Estratégias Saúde da Família (ESFs) estarão em funcionamento das 8h às 13h, oferecendo ações educativas e orientações à população sobre como prevenir à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Além disso, os profissionais realizarão vistorias nos locais que possam servir como criadouros do mosquito, aplicarão biolarvicida e orientarão os moradores sobre medidas preventivas para manter as casas livres de água parada, onde o mosquito deposita os ovos.

A importância da participação da comunidade

Segundo o coordenador do setor de Vigilância Ambiental em Saúde e Zoonoses, Luiz Alberto Melo, qualquer recipiente que possa acumular água, desde vasos de plantas até garrafas plásticas, representa um potencial foco de proliferação das larvas do mosquito. Por isso, a Secretaria de Saúde destaca a importância da colaboração de cada cidadão, recomendando que dediquem 10 minutos por semana para realizar uma vistoria em seus imóveis em busca de possíveis focos de dengue. A participação ativa da comunidade é essencial para o sucesso das ações de combate ao mosquito.

Criadouros do mosquito
Imagem: Guia Região dos Lagos

Solicitação de visita e denúncias relacionadas à dengue

Os cidadãos podem entrar em contato por meio do número (22) 2646-2506, ramais 2250 e 2248, para solicitar uma visita ou fazer uma denúncia relacionada à dengue. Essa medida é essencial para auxiliar no controle e combate à doença.

Fonte da Notícia:
Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]