Cabo Frio: Cabo Frio comemora Dia Global de Consciência sobre o Autismo com conferência

spot_img

celebra Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com congresso

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Em , no entanto, o 3º Meeting Academia do Autismo foi realizado antes da data, reunindo centenas de participantes nos dias 15 e 16 de março, no Hotel Paradiso Corporate. O evento tem como objetivo ser o maior encontro sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Região dos Lagos, reunindo profissionais e especialistas no assunto.

O congresso, promovido pela Academia do Autismo, primeira instituição de ensino especializada em TEA da América Latina, sediada em São Pedro da Aldeia, contou com a presença de 17 especialistas que palestraram para profissionais da saúde, educação, pais, familiares, cuidadores de pessoas com TEA e demais interessados no tema.

“A Academia foi fundada em 2016, mas a ideia surgiu em 2015, quando minha esposa e eu tivemos a necessidade de buscar conhecimento e capacitação para cuidar dos nossos filhos diagnosticados com TEA, assim como os profissionais da região que atendiam nossos filhos”, conta o psicólogo e diretor da Academia do Autismo, Fábio Coelho.

Percebendo a falta de tratamento e ensino de qualidade baseado em evidências, Fábio e outros pais decidiram que era fundamental capacitar os profissionais e assim nasceu a Academia do Autismo. A instituição oferece dezenas de cursos livres na área do autismo, com uma metodologia inovadora e prática, buscando transformar o dia a dia.

Além do Meeting, a Academia do Autismo também realiza outros dois projetos. O primeiro é a Academia Solidária, que ajuda instituições de apoio a pessoas com TEA em todo o Brasil. O segundo é o Centro Integrado de Aprendizagem em Autismo, que concentra mais de 20 mil pais, profissionais e terapeutas em uma grande comunidade de soluções para o TEA no Brasil.

Somando todas as páginas mantidas pela Academia do Autismo, são cerca de 600 mil seguidores, além dos mais de 300 mil participantes dos eventos gratuitos realizados pela instituição. Mais de 30 mil alunos já passaram pelos cursos oferecidos.

O Meeting da Academia do Autismo acontece antes do mês de abril, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mês de conscientização sobre o autismo. Durante o evento, os participantes receberam um certificado de participação, com carga horária de 20 horas.

Fábio Coelho destaca a importância do evento e a participação dos profissionais: “Quando visitava outros eventos, percebia essa necessidade. Os próprios alunos pediam essa troca de experiência. Por que não fazer o nosso próprio evento presencial? E foi fantástico! Nossa primeira edição aconteceu em 2019, no Rio de Janeiro, e tivemos a participação de centenas de pessoas de diferentes regiões do país. Na pandemia, fizemos um Meeting online. Agora, inovamos mais uma vez trazendo o evento para a Região dos Lagos”.

Além das palestras e discussões sobre o tema, o congresso também permitiu que os participantes conhecessem um pouco mais da região, aproveitando as belezas de Cabo Frio.

Confira a programação completa do evento:

Sexta-feira (15)
12h – Início do credenciamento
14h às 14h30 – Abertura – Vinícius Loureiro
14h30 às 15h30 – 1ª Palestra – Dra. Carolina Quedas – Fisioterapia no TEA
15h30 às 16h30 – 2ª Palestra – Dr. Thiago Castro – A complexa neurobiologia do transtorno do espectro autista
16h30 às 17h – Intervalo (30 minutos)
17h às 18h15 – Mesa Temática – ABA Interdisciplinar – Raissa Araújo, Fernanda Zambrana, Leidiane Moreira, Leonardo Arêdes
18h15 às 19h30 – Mesa Temática – Avaliação – Márcia Coelho, Helizabethe Guerra, Maria Christina, Natália Belmonte

Sábado (16)
7h às 8h – Credenciamento
8h às 8h30 – Abertura – Vinícius Loureiro
8h30 às 9h30 – 1ª Palestra – Mariana Cervi – Sexualidade e Relacionamento
9h30 às 10h30 – 2ª Palestra – Willian Chimura – Uma perspectiva funcional sobre o autismo
10h30 às 11h – Intervalo
11h às 12h – 3ª Palestra – Chaloê Comim – Autismo Feminino: Uma Perspectiva Pessoal e Profissional
12h às 14h – Intervalo do almoço
14h às 14h45 – 4ª Palestra – Germanna Parreiras – Comunicação Aumentativa e Alternativa e Transtorno do Espectro Autista
14h45 às 15h30 – 5ª Palestra – Dr. André Francisco – Autismo e medicação. Abordagem medicamentosa baseada em evidências na Linha de Atenção e Cuidados para a pessoa Autista
15h30 às 16h30 – Intervalo para Coffee Break
16h30 à 17h30 – 6ª Palestra – Mayara Coelho – TEA nas Igrejas
17h30 às 18h30 – 7ª Palestra – Fábio Coelho – Modelo Academia do Autismo de Intervenção
18h30 às 19h – Encerramento

O congresso foi um sucesso e proporcionou um final de semana incrível de aprendizado e troca de conhecimentos sobre o autismo. Fábio Coelho e toda a equipe da Academia do Autismo estão motivados para continuar buscando soluções e oferecendo apoio para pessoas com TEA e seus familiares.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]