Búzios sediará Encontro Principal Lagos nesta sexta (1)

spot_img

Búzios sedia Fórum LIDER Lagos para discutir desenvolvimento socioeconômico

Nesta sexta-feira (1), a cidade de Búzios receberá o Fórum LIDER Lagos, evento que visa apresentar o planejamento elaborado por dez municípios da Região dos Lagos em prol do desenvolvimento socioeconômico local. O encontro acontecerá no Hotel Atlântico Búzios, das 9h às 13h, e contará com a participação de representantes dos setores público, privado e terceiro setor.

O objetivo do Fórum é divulgar as estratégias e ações desenvolvidas por mais de 60 lideranças da região, com foco nos objetivos sustentáveis da Agenda 2030. Os municípios envolvidos no planejamento são , Araruama, Saquarema, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim. Vale ressaltar que a programação é exclusiva para convidados.

O Programa LIDER é uma iniciativa do SEBRAE, inserida no Projeto Territórios Empreendedores, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável nos territórios onde o órgão atua. A Região dos Lagos foi escolhida como uma das contempladas no cenário nacional.

O Fórum LIDER Lagos será um marco para o fortalecimento do Desenvolvimento Regional nessa região, a qual conta com 868.109 mil habitantes distribuídos entre seus dez municípios. Durante o evento, serão apresentadas as principais estratégias, ações e iniciativas priorizadas em torno de quatro eixos temáticos: Gestão Pública, Infraestrutura, Turismo e Educação.

No eixo Gestão Pública, a proposta é buscar uma gestão mais eficiente que contribua para um ambiente regulatório confiável, favorecendo a diversificação da matriz econômica da região. O objetivo é torná-la independente e autossuficiente.

Já no eixo Infraestrutura, serão discutidas estratégias para melhorar a mobilidade regional, por meio de soluções seguras e sustentáveis. Além disso, será proposto o estabelecimento de um Plano Regional para viabilizar o alcance dos objetivos do Marco Legal do Saneamento.

No campo da Educação, o foco será o avanço da qualidade dos serviços educacionais nas escolas da região, principalmente nas áreas de língua portuguesa e matemática. Serão incentivados programas que despertem o entusiasmo e a conscientização dos alunos para a importância do estudo e da cidadania.

Por fim, no eixo do Turismo, serão debatidas ações para fomentar o turismo regionalizado, com atividades de integração, unificação de calendários e ações de ordenamento e fiscalização para promover um turismo responsável e sustentável.

A programação do evento inclui um Café da Manhã de Boas-Vindas às 9h, seguido da Abertura Oficial às 9h30. Em seguida, autoridades presentes terão a palavra para compartilhar suas considerações sobre o projeto. O SEBRAE fará uma apresentação às 10h, seguido de um vídeo sobre o Programa LIDER Lagos.

Durante a manhã, também serão apresentados o grupo LIDER Lagos e os diagnósticos da Região dos Lagos. Cada eixo temático terá um tempo específico para mostrar suas ações e estratégias. O encerramento do evento está programado para as 13h.

A participação da imprensa está condicionada a um prévio credenciamento, que pode ser feito até o dia 30/11/2023 por meio do link disponibilizado no final da notícia. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail fornecido.

É importante ressaltar a relevância do Fórum LIDER Lagos para promover o debate e ações de desenvolvimento socioeconômico na Região dos Lagos. Com a participação de lideranças dos setores público, privado e terceiro setor, espera-se impulsionar o crescimento sustentável e fortalecer a autonomia dessa região tão importante para o estado do Rio de Janeiro.

[Fonte](https://guiaregiaodoslagos.com.br/)

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]