Búzios: Praia da Azeda é acessível a pessoas com mobilidade reduzida | Búzios

Búzios quebra barreiras: Acesso inédito à Praia da Azeda para pessoas com mobilidade reduzida | Búzios

Notícia reescrita:

Búzios quebra barreiras: Praia da Azeda agora é acessível para pessoas com mobilidade reduzida

Búzios quebra barreiras: acesso inédito à Praia da Azeda para pessoas com mobilidade reduzida – Foto: Prefeitura de Búzios

Publicado em 01/12/2023 às 12h55

Pela primeira vez na história de Búzios, um marco de inclusão é alcançado com a abertura do acesso à Praia da Azeda para pessoas usuárias de cadeira de rodas e com baixa mobilidade. Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito Alexandre Martins e o secretário da Pessoa com Deficiência, Aurelio Barros, acompanharam Antônio Pedro, que pela primeira vez teve o privilégio de visitar a encantadora praia, que até então era inacessível. Antônio é apaixonado pelas águas de Búzios.

A conquista vai além: Antônio experimentou as cadeiras anfíbias, peças centrais no revolucionário projeto “Mar para Todos”, visando proporcionar acessibilidade plena ao mar de Búzios.

“Meu filho nada há anos diariamente aqui em Búzios e nunca tivemos a possibilidade de vir na Azeda. Hoje tivemos esta grata surpresa, ele está muito feliz. Espero que mais cadeirantes e PCDs possam desfrutar dessa novidade. Muito contente com a construção da rampa de acessibilidade que não existia. Isso dificultava nossa vinda a essa praia maravilhosa, que todo mundo sabe e conhece. Me deixou muito tranquila e feliz, parabéns Búzios”,

afirmou Denise Pedrosa, mãe do Antônio.

O projeto “Mar para Todos” é uma iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo tornar o acesso ao mar um direito pleno para as pessoas com mobilidade reduzida durante todo o ano.

“Este projeto será um marco neste verão, mas não pararemos por aí. Será um projeto permanente, dando oportunidade para as pessoas de mobilidade reduzida poderem ter acesso ao mar durante todo o ano. O que fizemos agora foi um teste dos equipamentos e da equipe, foi para ver na prática o que aprendemos na teoria. Temos um longo e satisfatório trabalho pela frente”,

afirmou o Secretário da Pessoa com Deficiência, Aurelio Barros.

Além do prefeito e do secretário da Pasta, as equipes da Secretaria e os guarda-vidas também acompanharam a ação.

A abertura do acesso à Praia da Azeda é um grande avanço no sentido de promover a inclusão social e garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso a um dos principais atrativos turísticos de Búzios. A iniciativa não apenas beneficia as pessoas com mobilidade reduzida, mas também contribui para fortalecer o turismo acessível na região.

Búzios é conhecida por suas praias paradisíacas e atrai turistas de todo o mundo. Com a acessibilidade à Praia da Azeda, mais turistas com mobilidade reduzida terão a oportunidade de desfrutar da beleza desse destino tão encantador.

Essa conquista representa um passo importante rumo a uma sociedade mais inclusiva, que valoriza a diversidade e garante que todos tenham o direito de vivenciar experiências e desfrutar das belezas naturais que o mundo tem a oferecer.

Parabéns à Prefeitura de Búzios pelo compromisso com a inclusão e por abrir caminhos para que pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso a espaços antes inacessíveis. Que essa iniciativa inspire outras cidades e que a acessibilidade seja cada vez mais uma realidade em todo o país.

Fotos:

Foto da Praia da Azeda em Búzios
Foto da Praia da Azeda em Búzios
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]