Mais de 300 vagas de cursos gratuitos para mulheres vítimas de violência e vulnerabilidade social
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está oferecendo 315 vagas em cursos de qualificação profissional para mulheres vítimas de violência ou em situação de vulnerabilidade social no estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de abril através do Programa Pronatec Mulheres Mil, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher.
Os cursos estão disponíveis em 16 municípios do estado do Rio de Janeiro e contemplam cinco áreas: Recepcionista de Eventos, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem, Assistente Administrativo, Assistente de Logística e Assistente de Recursos Humanos.
Podem se candidatar mulheres a partir de 16 anos que estejam em vulnerabilidade social, sejam vítimas de violência e moradoras de áreas com infraestrutura precária.
Processo de inscrição e matrícula
As interessadas em se inscrever devem procurar os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs e CIAMs) ou outros órgãos de políticas para mulheres, que encaminharão as candidatas para as unidades da Faetec. Após o encaminhamento, as candidatas devem comparecer à unidade da Faetec desejada levando os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e a ficha de matrícula entregue pelo CEAM ou CIAM.
O prazo para matrícula vai até o dia 23 de abril, por isso é importante que as interessadas se inscrevam o quanto antes para garantir sua vaga.
Localidades das aulas
As aulas serão ministradas em 16 polos da Faetec, distribuídos pelas seguintes cidades do estado do Rio de Janeiro: Mangaratiba, Arraial do Cabo, Búzios, Cachoeiras de Macacu, Iguaba, Itaperuna, Itatiaia, Macaé, Niterói (Unidade Pendotiba), Nova Iguaçu (Unidade Centro), São Gonçalo (Unidade Vila Lage), Mendes, Tanguá, Teresópolis, Três Rios e Valença.
É importante destacar que os cursos são totalmente gratuitos e visam proporcionar oportunidades de capacitação profissional para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a sua inserção no mercado de trabalho e para o fortalecimento da sua autonomia.