Arraial do Cabo: reforça medidas contra dengue

spot_img

intensifica ações de combate à dengue

, cidade localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, está intensificando suas ações preventivas contra a dengue e outras arboviroses neste verão. Com a chegada da estação mais quente do ano, as chuvas aumentam e, consequentemente, aceleram a proliferação de mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, é essencial redobrar os cuidados e o combate ao vetor.

De acordo com Camilla Nunes, coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, as medidas preventivas são fundamentais para evitar a propagação dessas doenças. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um levantamento que aponta o Brasil como líder global no número de casos de dengue em 2023.

Dentre as iniciativas da Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo, estão os mutirões educativos. Os agentes de endemia visitam as residências, aplicam larvicidas e explicam a importância da prevenção. Os primeiros bairros a receberem essas visitas foram Sabiá, Caiçara e Novo Arraial. O coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson Damião, afirmou que esse mutirão continuará até que todos os bairros sejam alcançados.

Além dos mutirões, também são realizadas atividades internas, como capacitações de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Reuniões com os agentes de saúde e de endemia são promovidas para aumentar a eficiência na notificação de doenças.

Camila Nunes ressalta que o engajamento da população na eliminação de possíveis criadouros de mosquitos é crucial. Ela orienta os moradores e turistas sobre as medidas preventivas, como não acumular sucata e entulho no quintal, manter a caixa d'água bem fechada, manter garrafas e vasos vazios, amarrar bem os sacos de lixo, limpar telhados e calhas com frequência, entre outras ações.

Jorge Diniz, secretário municipal de saúde, destaca o empenho da Secretaria no combate à proliferação dessas doenças. Além das iniciativas técnicas da saúde, a pasta também reforçará a campanha educativa através das redes sociais, mobilizando a população por meio da divulgação das ações públicas e informes publicitários sobre prevenção. Outra frente importante é o Comitê Intersetorial de Combate às Arboviroses, que busca estratégias interdisciplinares para a prevenção e controle dessas doenças.

É fundamental que toda a população de Arraial do Cabo esteja engajada nessa luta contra a dengue e outras arboviroses. Por meio de medidas preventivas e conscientização, é possível reduzir significativamente a proliferação desses mosquitos e o número de casos das doenças transmitidas por eles.

Imagens:
![Imagem 1](https://guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2023/01/124800715_1338129052550115_5494603927720084275_n.jpg)
![Imagem 2](https://guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2021/02/WhatsApp-Image-2021-02-26-at-10.48.28.jpeg)
![Imagem 3](https://guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2021/02/WhatsApp-Image-2021-02-26-at-10.48.27.jpeg)

Fonte das imagens: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]