Anipes promove reunião nacional em Maricá (RJ) e aprova suporte ao SINGED

Anipes realiza encontro nacional em Maricá (RJ) e aprova apoio ao SINGED

Anipes realiza encontro nacional em (RJ) e aprova apoio ao SINGED

Representantes dos órgãos produtores de dados estatísticos oficiais do Brasil estiveram no XXV Encontro Anipes com o tema “Produção de dados para subsidiar políticas públicas: desafios e inovações”, que reuniu mais de 200 participantes nos dias 26 e 27 de março, na cidade de (RJ). O evento, promovido pela Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), debateu avanços e possibilidades para a integração da produção de dados e informações estatísticas em diferentes esferas, e manifestou apoio à criação do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e de Dados (SINGED).

O presidente da Anipes, Maurilio Soares de Lima, ressaltou que os órgãos estatísticos estaduais e municipais são integrantes do sistema estatístico nacional e destacou a importância da formação de pessoal e do desenvolvimento de ferramentas para a preparação dos profissionais das instituições.

O novo presidente da Anipes, José Acácio, defendeu a criação do SINGED para melhor articular e organizar a produção de dados oficiais. Segundo ele, essa iniciativa trará benefícios para os órgãos estaduais e municipais produtores de dados, a sociedade e os gestores e executores de políticas públicas.

Durante o encontro, foram debatidos os avanços e possibilidades para a integração da produção de dados e informações estatísticas em diferentes esferas. Felipe Cerbella Mandarino, coordenador técnico de informações no Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) da Prefeitura do Rio de Janeiro, destacou a importância de um sistema nacional de dados estatísticos e geográficos para unificar padrões e metodologias e avançar no entendimento das questões dos mercados nacional, regional e local.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, participou da mesa de abertura do evento e ressaltou a importância da Anipes na construção do SINGED no contexto da Era Digital. Ele também destacou a necessidade do sistema para garantir a autonomia nacional em relação às informações produzidas e disseminadas. Pochmann enfatizou ainda a relevância do uso de tecnologias, como o ChatGPT, para ampliar a capacidade de produção e disseminação de dados, a fim de subsidiar melhor as políticas públicas em diferentes níveis.

Durante o encontro, a diretora de pesquisas do IBGE, Elizabeth Belo Hypolito, falou sobre os desafios metodológicos das pesquisas domiciliares no pós-pandemia. José Henrique Silva, da diretoria de Geociências (DGC) do IBGE, ressaltou a importância da atualização dos limites territoriais, que impactam diretamente na produção de informações geográficas e estatísticas.

Após o encerramento do encontro, a Anipes aprovou a Carta de Maricá em apoio ao SINGED. Na carta, os participantes do evento manifestam a importância da construção e consolidação do sistema nacional de geociências, estatísticas e dados para promover a modernização, padronização, integração e regulamentação da produção e da difusão de informações no país. Eles ressaltam a necessidade de desenvolver um sistema autônomo que harmonize e crie sinergias na produção e disseminação de dados oficiais, subsidiando com maior precisão as políticas públicas dos diferentes entes federativos.

A proposta do SINGED é criar uma coordenação nacional da organização e produção de dados oficiais, o que permitirá uma maior uniformidade e harmonia na produção de informações. A construção desse sistema é considerada fundamental para modernizar a produção estatística e geocientífica, respeitando a autonomia das instituições produtoras de dados. O SINGED também contribuirá para a proteção dos dados pessoais e fortalecerá a soberania nacional diante da crescente presença das empresas de tecnologia na captura e utilização de informações.

A Anipes conclama as instituições técnico-científicas, academia, sociedade civil organizada e outros atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação a apoiarem a construção do SINGED e convida todos os interessados a subscreverem a carta.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]