Ajuda às vítimas de alagamentos no Rio Grande do Sul

ajudar as vítimas Rio Grande do Sul

Como ajudar as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, desde a última segunda-feira (29), o estado enfrenta um dos maiores desastres climáticos de sua história. As imagens registradas diariamente são impressionantes: casas sendo arrastadas, estradas destruídas e pessoas sendo resgatadas com retroescavadeiras. Além das perdas materiais, já foram confirmados 32 óbitos e mais de 60 pessoas estão desaparecidas.

Diante desse cenário devastador, é importante que todos contribuam para ajudar a população do estado. Campanhas estão sendo criadas para receber doações de itens básicos e também auxílio financeiro. Confira abaixo algumas opções para contribuir:

Instituições do estado

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul tem priorizado as buscas e resgates de vítimas, mas também está recebendo doações de colchões, roupa de cama, banho e cobertores. É importante ressaltar que os produtos entregues devem estar higienizados. O Centro Logístico da Defesa Civil Estadual está localizado na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. O telefone de contato é (51) 3210-4255.

Além disso, o governo de Eduardo Leite reativou o canal de doações via PIX, que havia sido aberto em setembro de 2023, quando o estado também foi afetado por fortes chuvas. Para realizar doações em dinheiro, a chave PIX (CNPJ) é: 92.958.800/0001-38, Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Ao realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.

O estado do Paraná também iniciou uma campanha solidária para arrecadar doações. Os quartéis do Corpo de Bombeiros receberão alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e produtos de limpeza até o dia 8 de maio. As doações podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

A Polícia Rodoviária Federal no RS também está recebendo doações, com prioridade para agasalhos, roupas de cama, cestas básicas e kits de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues em qualquer unidade da PRF no estado.

Em Porto Alegre, a prefeitura e a Defesa Civil estão recebendo colchões, lençóis, fronhas, produtos de higiene, água, copos plásticos e rações para cães e gatos. Os itens serão recebidos no depósito da Defesa Civil de Porto Alegre, localizado na Rua La Plata, 693, bairro Jardim Botânico, nesta sexta-feira (3), das 9h às 18h.

Entidades da sociedade civil

A Ação da Cidadania Sul, braço gaúcho da entidade de combate à fome no Brasil, está recebendo doações físicas e em dinheiro. As doações podem ser feitas através do site www.acaodacidadania.org.br/emergencias ou pelo PIX: [email protected]

A Rede de Bancos de Alimentos do RS e Bancos Sociais também estão recebendo doações. As contribuições podem ser feitas via PIX, depósito bancário ou através do site oficial Doe Alimentos, da Rede de Bancos de Alimentos do RS. Os dados para as doações são: PIX (CNPJ) – 04.580.781/0001-91 e conta corrente no Banco Santander: Agência 1001, Conta 13.000.284-4.

A Central Única das Favelas (Cufa) do Rio Grande do Sul está promovendo ações de arrecadação em diversas cidades afetadas. Os contatos para encaminhamento de doações em cada município podem ser encontrados no texto original da notícia.

Times de futebol

O Sport Club Internacional está arrecadando alimentos, itens de higiene pessoal, limpeza e roupas. Os donativos podem ser entregues no Portão 1 do Gigantinho. A iniciativa ocorre em parceria com o Banco de Alimentos.

O Grêmio, por sua vez, está arrecadando roupas, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal em quatro pontos de coleta: Arena, CT Cristal, Estádio Olímpico e CFT Hélio Dourado.

A torcida organizada do Grêmio também está se envolvendo nas ações. O Departamento de Ação Social da Super Raça Gremista recebe doações em Sapucaia do Sul, arrecadando roupas, alimentos, calçados, fraldas e material de higiene e limpeza.

A Federasul, juntamente com suas 194 entidades afiliadas, lançou a Campanha Solidária para arrecadar fundos e realizar a compra de itens fundamentais para as famílias. As doações podem ser feitas através de PIX: [email protected] ou por depósito em conta da Federasul aberta exclusivamente para a campanha no Sicredi (nº 0116 01229-5).

Todas as doações são extremamente importantes nesse momento de dificuldade vivido pelos moradores do Rio Grande do Sul. Se você puder contribuir, não deixe de ajudar. Juntos, podemos ajudar a reconstruir vidas e trazer esperança para aqueles que estão passando por essa situação tão delicada.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]