Açougue em Búzios infringe regras sanitárias e tem 90kg de carnes impróprias descartadas. Veja o que aconteceu!

Açougue é autuado em Búzios e Vigilância sanitária e Procon descartam 90kg de carnes impróprias para consumo | Búzios

Açougue é autuado em Búzios e Vigilância Sanitária e Procon descartam 90kg de carnes impróprias para consumo

No último dia 25 de outubro, a Vigilância Sanitária e o Procon de Búzios realizaram uma fiscalização em um açougue no bairro de Cem Braças, após receberem denúncias. Durante a inspeção, foram constatadas diversas irregularidades que colocavam em risco a saúde dos consumidores.

Condições sanitárias precárias

Entre as irregularidades encontradas, estavam as condições sanitárias precárias do estabelecimento. As câmaras de armazenamento de carnes estavam enfileiradas de maneira incorreta, muito próximas uma da outra e sem a devida malha de proteção. Além disso, não havia um local apropriado para desossa e os restos de carne estavam expostos a moscas e outros insetos.

Na vitrine expositora, os alimentos estavam dispostos de maneira incorreta, com carne de porco em contato com carne de frango e boi, o que poderia causar contaminação cruzada. Também foi identificado que algumas carnes não possuíam a especificação da data de validade. Além disso, foram encontrados alimentos em contato direto com o chão.

Diante das irregularidades constatadas, o estabelecimento recebeu uma ordem para realizar diversas regularizações, incluindo a higienização das câmaras, vitrine expositora e outros ambientes do estabelecimento.

Descarte de carnes impróprias para consumo

Todas as irregularidades levaram à autuação do estabelecimento, que tem o direito de apresentar defesa. Os produtos considerados impróprios para o consumo foram devidamente descartados no próprio local. Ao todo, foram descartados mais de 32 quilos de mocotó, 12 quilos e meio de bucho, 16 quilos de garganta salgada, mais de 11 quilos de costelinha suína salgada, 2 quilos de costela bovina, mais de 2 quilos de pé suíno, quase 10 quilos de carne seca e quase 4 quilos de linguiça paio. O total de alimentos descartados ultrapassa os 90 quilos.

Regularização e garantia da qualidade dos alimentos

Ao ser autuado, o estabelecimento recebeu as orientações necessárias para realizar as devidas regularizações e garantir a qualidade dos alimentos comercializados. É fundamental que os açougues sigam as normas de higiene e segurança alimentar, a fim de evitar problemas de saúde para os consumidores.

A Vigilância Sanitária e o Procon têm um papel importante na fiscalização desses estabelecimentos e na proteção dos consumidores. Através de denúncias e vistorias, é possível identificar e corrigir possíveis irregularidades que possam comprometer a saúde pública.

Fomentando a conscientização e a importância dos consumidores

O episódio de autuação do açougue em Búzios serve como um alerta para que os consumidores estejam atentos à procedência das carnes que adquirem. É essencial que, ao realizar compras em açougues, os consumidores observem as condições de higiene do estabelecimento, a forma de armazenamento dos produtos e a presença da especificação da data de validade.

Além disso, é importante que os consumidores denunciem possíveis irregularidades encontradas nos estabelecimentos, a fim de contribuir para a melhora da qualidade dos serviços oferecidos. A participação ativa da população é fundamental para garantir um ambiente seguro e saudável para todos.

Conclusão

A fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária e pelo Procon em um açougue de Búzios resultou na autuação do estabelecimento devido a diversas irregularidades, como condições sanitárias precárias e falta de cuidado no armazenamento e exposição dos alimentos. O descarte de mais de 90 quilos de carnes impróprias para consumo evidencia a importância dessas fiscalizações e da conscientização dos consumidores. É necessário que todos estejam atentos à qualidade dos produtos que consomem e denunciem eventuais irregularidades, contribuindo para a garantia da saúde pública.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Imagem:

Açougue é autuado em Búzios e Vigilância Sanitária e Procon descartam 90kg de carnes impróprias para consumo – Prefeitura de Búzios
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]