Macaé: Macaé investe na geração de emprego

Macaé investe na geração de emprego

registra forte crescimento na geração de emprego e renda

, cidade localizada no Estado do Rio de Janeiro, está vivenciando um novo ciclo de desenvolvimento impulsionado pela expansão da indústria de petróleo e gás, pela revitalização dos campos maduros e pelo início da transição energética em diversos setores. Essa transformação coloca o município em destaque como um polo de conhecimento, turismo, agronegócio e energia.

No ano passado, Macaé alcançou números expressivos na geração de empregos e renda, liderando o ranking das cidades do Estado do Rio de Janeiro que mais abriram postos de trabalho formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Essa conquista é resultado de esforços do governo local para reaquecer as atividades econômicas, diversificar o desenvolvimento de diferentes áreas e criar um ambiente favorável para negócios.

Uma das medidas importantes adotadas pela administração municipal foi a implantação da Lei de Licenciamento Simplificado (299/2021), que agilizou os processos de emissão de Alvará de Construção e resultou numa desburocratização de quase 70% nos últimos dois anos. Essa lei também contribuiu para a criação de empregos, uma vez que boa parte da empregabilidade em Macaé está ligada ao setor da construção civil.

Outros programas e iniciativas também estão impulsionando a economia local, como o Programa de Refinanciamento Municipal (Refim) e a Agência de Desenvolvimento Econômico Regional (Resolve RJ), que oferecem suporte a empreendedores e empresários.

Além disso, Macaé tem se beneficiado da chamada Lei Rosinha, que reduz o ICMS de 18% para 2% para a indústria. Mais de R$ 1 bilhão está sendo investido em mais de 70 obras na cidade, fortalecendo ainda mais a economia local.

Entre as obras em andamento, destacam-se a macrodrenagem, a ampliação da ponte da Barra, a revitalização dos terminais de ônibus, do Estádio Cláudio Moacyr, do Ginásio Maurício Bittencourt e do Teatro Municipal. Além disso, mais de cem escolas estão passando por manutenção e Unidades Básicas de Saúde estão sendo abertas no Lagomar e no Novo Cavaleiros.

Na região serrana, investimentos estão sendo feitos na triplicação do abastecimento de água, na revitalização das estações de tratamento de esgoto e na manutenção de estradas, o que aquece também os setores de turismo e agricultura. Com a retomada de programações culturais e esportivas, a cidade tem recebido cada vez mais turistas.

O prefeito Welberth Rezende está otimista em relação ao ano de 2023, reconhecendo que ainda há desafios a serem enfrentados, mas ressaltando que o trabalho está apenas no começo. A cidade está determinada a continuar investindo e fortalecendo sua economia para oferecer mais oportunidades de emprego e renda para a população.

Fonte da Notícia: G1

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]