Obras de expansão da Estação de Tratamento de Esgoto avançam em São Pedro da Aldeia
A Prolagos, concessionária responsável pelo sistema de esgotamento sanitário nos municípios da região dos Lagos, está investindo na melhoria do serviço. As obras de expansão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia avançam rapidamente, com um investimento de R$ 53 milhões.
A Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no bairro Balneário, terá um aumento de capacidade de tratamento de 20%, passando de 150 litros por segundo para 180 litros por segundo. Essa expansão será realizada em duas fases, sendo que a primeira já está em andamento.
Nessa etapa do projeto, estão sendo construídos dois decantadores, que são responsáveis por remover as partículas sólidas presentes no esgoto, além de uma unidade de adensamento para reduzir o lodo gerado pelo tratamento, um tanque biológico para degradação da matéria orgânica e um canal de desinfecção ultravioleta, que é um sistema eficiente e sustentável.
Além das novas estruturas, a ETE de São Pedro da Aldeia também receberá equipamentos de automação e telemetria, que permitirão o monitoramento remoto e em tempo real de toda a operação pelo Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na sede da concessionária.
Essa ampliação tem como objetivo aumentar a capacidade de atendimento ao município e à região, que estão em processo de crescimento populacional. De acordo com o gerente de Engenharia da Prolagos, Marcos Vinicius Araújo, a obra também visa atender aos níveis determinados pelas legislações vigentes.
A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre deste ano. Com a ampliação da ETE de São Pedro da Aldeia, a Prolagos reafirma seu compromisso com a eficiência do sistema de esgotamento sanitário do município, contribuindo ainda para a proteção e preservação da Lagoa de Araruama.
A recuperação da Lagoa de Araruama é um dos principais resultados dos investimentos em saneamento básico feitos pela concessionária nos últimos 25 anos. O total investido nesse período é de R$ 1,4 bilhão.
Além da expansão da ETE de São Pedro da Aldeia, a Prolagos possui outras seis unidades para tratar o esgoto dos cinco municípios da sua área de atuação. Juntas, essas estações têm capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.
Os benefícios proporcionados pelo saneamento básico vão além da preservação do meio ambiente. Eles abrangem áreas como saúde, com a redução do risco de doenças, economia e turismo. A Lagoa de Araruama, por exemplo, teve a Bandeira hasteada em duas de suas praias para a temporada 2023/2024: Ubás, em Iguaba Grande, e Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Mario Flavio Moreira, ressalta a importância da ampliação da ETE para o município e toda a região. Segundo ele, a expectativa é de que a inauguração e a entrada em operação da estação ampliada proporcionem uma maior capacidade e efetividade no tratamento do esgoto, beneficiando São Pedro da Aldeia e a bacia da Lagoa de Araruama.
O diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas, destaca que a ampliação da ETE São Pedro da Aldeia representa a continuidade de um legado em saneamento construído ao longo de mais de duas décadas. Esse legado proporciona uma maior qualidade de vida para toda a região, especialmente para as atuais e futuras gerações que dependem da Lagoa de Araruama.
A ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de São Pedro da Aldeia é mais uma etapa dos investimentos da Prolagos em saneamento básico, visando melhorar a qualidade de vida da população e preservar o meio ambiente. Essas obras são fundamentais para acompanhar o crescimento populacional da região e garantir um serviço eficiente e sustentável.