Recentemente, a Xiaomi pode ter dado um passo significativo rumo ao lançamento de um novo dispositivo: um smartphone trifold, ou tri-dobrável, conforme indicado por uma patente obtida junto ao órgão de propriedade intelectual da China, o CNIPA. O projeto do aparelho promete adotar uma funcionalidade semelhante à do Huawei Mate XT, permitindo aos usuários utilizar a tela em três dimensões diferentes.
A Huawei recentemente se destacou no mercado de smartphones com telas dobráveis, após o lançamento do Mate XT, que se tornou o primeiro smartphone trifold no mundo. Esse modelo atraiu bastante atenção devido à inclusão de três dobradiças, renovando as possibilidades de uso. Agora, informações sugerem que a Xiaomi está no caminho de desenvolver um produto similar.
Exploração da patente do smartphone trifold da Xiaomi
- Registrada em 3 de setembro, a patente relacionada ao smartphone trifold da Xiaomi foi identificada pelo 91mobiles e traz à tona o design de um possível dispositivo dobrável.
- As imagens associadas à patente demonstram que a Xiaomi está seguindo uma abordagem que lembra a da Huawei, possibilitando o uso da tela em três tamanhos distintos, dependendo do modo de dobra que for selecionado.
- Além disso, o novo dispositivo pode vir equipado com uma barra horizontal com câmeras na parte superior do painel traseiro, contendo três sensores distintos.
- Essas especulações sobre o projeto já circulavam nas redes sociais, principalmente no Weibo, uma plataforma popular na China.
Leia mais:
Perspectivas sobre o eventual lançamento
No entanto, ainda há incertezas sobre se este design trifold será efetivamente comercializado ou se ficará restrito ao status de conceito. A Xiaomi é amplamente reconhecida por suas inovações, especialmente com a série de smartphones “MIX”, que fez sucesso na China. Caso esse novo dispositivo chegue ao mercado, é bem provável que seu lançamento aconteça dentro dessa gama de produtos conhecidos por sua inovação, a linha MIX.
Outro ponto que levanta questões é a possibilidade de o smartphone trifold da Xiaomi ser disponibilizado globalmente com a plataforma Android, algo que representa um desafio para a Huawei devido a sanções impostas recentemente. Isso pode influenciar significativamente a estratégia da Xiaomi para abordagem de mercado na eventual liberação do dispositivo para o público consumidor.