Windows Defender com problemas? Veja 5 dicas para solucionar questões

Windows Defender com defeito? Confira 5 dicas para resolver problemas

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Windows Defender: Dicas para Resolver Problemas Comuns

O Windows Defender é um programa de segurança integrado ao sistema operacional Windows, projetado para proteger os usuários de ameaças virtuais. Esse software utiliza diversas tecnologias de proteção, como antivírus e anti spyware, para garantir a segurança da máquina. Embora seja geralmente eficiente, o Windows Defender pode apresentar falhas ocasionais. A seguir, apresentamos algumas orientações úteis para contornar problemas frequentes com este software.

Entre as questões mais frequentemente relatadas por usuários estão o alto consumo de dados e a impossibilidade de acesso ao programa. Abaixo, abordaremos as principais dificuldades e como solucioná-las.

Quando o Windows Defender não abre ou está desativado

O Windows Defender pode não iniciar ou pode estar desativado devido a vários fatores. Entre esses, podemos citar conflitos com outros softwares de segurança, erros no sistema operacional, configurações incorretas no Registro do Windows, problemas de conexão, arquivos de sistema danificados, ou serviços do Windows Defender que não estão em execução.

Microsoft Windows Defender via Clint Patterson/Unsplash
O Windows Defender pode não iniciar devido a diversos motivos. (Imagem: Clint Patterson/Unsplash)

Quando o programa não está ativo, sua máquina fica suscetível a vírus, malwares e ataques virtuais, permitindo que arquivos e sites maliciosos possam infectar o sistema sem serem detectados. Para solucionar, você pode começar por:

  • Verificar se o serviço está em execução;
  • Desinstalar qualquer software antivírus de terceiros;
  • Realizar uma varredura SFC;
  • Instalar a atualização mais recente do programa;
  • Modificar a política de grupo;
  • Alterar o registro do Windows;
  • Executar uma inicialização limpa;
  • Criar um novo usuário.

Para conferir se o serviço do Windows Defender está em funcionamento, siga estes passos:

  • Pressione as teclas “Windows + R” e digite “services.msc”;
  • Encontre o serviço “Windows Defender” na lista;
  • Garanta que o tipo de inicialização esteja definido como “Automático”;
  • Confira se o status do serviço está como “Iniciado”;
  • Se não estiver, clique em “Iniciar” e depois em “OK”.

Atualização do software com falhas

O programa deve atualizar sua base de dados de vírus regularmente. Se isso não acontecer, pode ser causado por problemas no Windows Update, conexão de internet instável, arquivos corrompidos na base de dados, desativação do programa ou até falta de espaço no disco. Sem as devidas atualizações, o Windows Defender torna-se incapaz de identificar novas ameaças, deixando o computador vulnerável a vírus recentes.

Windows Defender com uma pop-up aberta no pc windows
O programa deve atualizar sua base de dados regularmente. (Imagem: Hadrian/Shutterstock)

Para resolver esse tipo de problema, você pode: verificar se o software está desabilitado; confirmar se ele é o antivírus principal da máquina; garantir que os URLs necessários para as atualizações estão acessíveis; executar a ferramenta Fix-it para redefinir componentes do Windows Update; verificar se o sistema operacional está atualizado; assegurar que o serviço esteja iniciado e com tipo de inicialização “Automático”; e, ainda, executar a solução de problemas do Windows Update, dentre outros. Para atualizar manualmente pelo Windows Update, siga estas etapas:

  1. Pressione “Win + I” para abrir as “Configurações”;
  2. Acesse “Windows Update” e clique em “Verificar atualizações”;
  3. Se houver atualizações pendentes, instale-as.

Alto consumo de CPU ou disco pelo Windows Defender

Em algumas situações, o software pode consumir muitos recursos do sistema durante as suas verificações automáticas, causando lentidão no PC. Isso pode ocorrer devido a verificações frequentes em segundo plano, conflitos com outros programas ou um grande número de arquivos sendo analisados simultaneamente. Essa quantidade elevada de uso da CPU ou do disco pode deixar o computador lento, podendo travar em tarefas simples.

Para mitigar esse problema, você pode optar por desabilitar temporariamente o Windows Defender, ajustar as opções de agendamento, verificar se há algum software que esteja causando conflitos e reduzir a porcentagem de uso máximo da CPU pelo programa. Para ajustar a verificação agendada, faça o seguinte:

  • Pressione “Win + R”, digite taskschd.msc e pressione Enter;
  • Vá até “Biblioteca do Agendador de Tarefas”, então “Microsoft”, “Windows” e “Windows Defender”;
  • Clique com o botão direito em “Windows Defender Scheduled Scan” e escolha “Propriedades”;
  • Na aba “Condições”, desmarque a opção “Iniciar a tarefa somente se o computador estiver ligado à energia”;
  • Clique em “OK” e reinicie o computador.

Detecção de falsos positivos

Em algumas ocasiões, o Windows Defender pode erroneamente classificar arquivos inofensivos como ameaças, o que pode ocorrer com arquivos legítimos de terceiros ou até mesmo do sistema operacional. Essa situação, conhecida como falso positivo, pode impedir a instalação de programas essenciais ou levar à exclusão de arquivos importantes. O aviso genuíno do Windows Defender é exibido no aplicativo Microsoft Defender, ou como notificação na barra de tarefas, solicitando ao usuário que examine a suposta ameaça.

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Pode acontecer do programa identificar um vírus inofensivo como uma ameaça. (Imagem: ImageFlow/Shutterstock)

Caso se depare com um falso positivo, você pode restaurar o arquivo através da seção “Segurança do Windows” e após, em “Proteção contra vírus e ameaças”. Selecione “Histórico de proteção” e encontre o arquivo que foi considerado uma ameaça, então escolha “Restaurar” ou “Permitir no dispositivo”. Além disso, também é possível registrar o alerta como falso positivo no portal do Microsoft Defender, possibilitando ações para arquivos, IPs, URLs ou domínios que tenham sido errôneamente identificados.

Quando o Windows Defender não consegue remover um vírus

Existem situações em que o software pode detectar um vírus, mas não conseguir eliminá-lo, especialmente se o malware estiver profundamente enraizado no sistema. Isso pode acontecer ainda por falta de espaço no disco ou se o arquivo estiver em uso, permitindo que o vírus permaneça ativo, comprometendo a segurança e a funcionalidade do computador.

ilustração de arquivos infectado em um pc
Às vezes, o Windows Defender falha na remoção de ameaças. (Imagem: Skorzewiak/Shutterstock)

As soluções incluem liberar espaço em disco, ignorar arquivos em uso, eliminar arquivos temporários do sistema ou recorrer ao Windows Defender Offline. Para utilizar essa função:

  • Pressione “Win + I” para abrir “Configurações”;
  • Vá até “Privacidade e segurança”; depois “Segurança do Windows” e “Proteção contra vírus e ameaças”;
  • Role para baixo e clique em “Verificação do Windows Defender Offline”.
  • O computador será reiniciado e fará uma verificação completa sem a interferência de vírus ativos.

Caso ainda assim não consiga resolver, você pode considerar o uso de uma ferramenta antivírus especializada, como Malwarebytes, Kaspersky Removal Tool ou ESET Online Scanner, para ajudar na eliminação do vírus de maneira eficaz.

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Foto de Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

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