Apesar de o Windows 11 ter sido introduzido no mercado em 2021, este sistema operacional ainda enfrenta desafios para se tornar o mais popular, superando seu predecessor. Muitas pessoas optam por permanecer no Windows 10, que continua a ser amplamente utilizado.
A Microsoft anunciou que, em outubro de 2025, encerrará o suporte ao Windows 10. Essa decisão pode forçar muitos usuários a considerar a atualização para a versão mais recente.
Além disso, existem outras razões que levam os usuários a considerar a atualização para o Windows 11, pois a nova versão possui funcionalidades interessantes que aprimoram a experiência do usuário.
Para aqueles que não desejam esperar até a data limite para a atualização obrigatória, listamos algumas das características do Windows 11 que tornam essa migração atraente e que não estão disponíveis na versão anterior. Confira!
Windows 11: 8 funções exclusivas que você não encontra no Windows 10
1 – Área de trabalho otimizada
O Windows 11 apresenta opções ampliadas para os Snap Layouts, elementos usados para organizar as várias janelas abertas na área de trabalho. Os usuários têm acesso a diferentes layouts e a possibilidade de utilizar atalhos de teclado para alternar entre as disposições escolhidas.
Esse recurso é especialmente benéfico para quem utiliza dois monitores, proporcionando uma personalização ainda mais significativa em comparação à versão anterior do sistema.
2 – Ferramentas de inteligência artificial
A Microsoft investiu em ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa na nova versão do Windows, com o intuito de oferecer os chamados AI PCs. Esses recursos são exclusivos do Windows 11, incluindo funcionalidades do Paint, que agora permite a remoção do fundo de imagens, e do PowerPoint, que gera automaticamente apresentações utilizando essa tecnologia.
No entanto, a utilização dessas novas funcionalidades dependerá do hardware, e os novos dispositivos que chegam ao mercado já estão equipados com a versão mais recente do sistema. Assim, para usufruir das novas tecnologias, será necessário abandonar o Windows 10.

3 – Aumento na variedade de aplicativos
O Windows 11 também suporta novos aplicativos da Microsoft, como o Teams, que agora conta com uma integração mais robusta ao sistema operacional. Essa novidade pode facilitar a vida de quem usa o computador para tarefas profissionais.
Além disso, mais aplicativos nativos oferecem ferramentas exclusivas, como o Captura e Esboço, que tem a função de gravar a tela do PC, e o software Xbox, que foi otimizado para proporcionar um acesso mais ágil ao Xbox Game Pass, reunindo mais funcionalidades para os gamers.
4 – Widgets nativos
A nova versão do Windows trouxe, de forma nativa, a personalização de widgets, permitindo que os usuários acessem um painel de notícias e condições climáticas. Nesse painel, é possível adicionar jogos rápidos, o reprodutor do Spotify e até mesmo uma tela do Vincular ao Celular.
Há também um espaço dedicado na Microsoft Store onde os usuários podem baixar widgets, tanto gratuitos quanto pagos. No entanto, atualmente ainda não é possível fixar esses widgets na tela inicial, limitando-se ao espaço na Barra de Tarefas.

5 – Nova estética
Logo ao ligar o computador, é possível perceber as transformações visuais do Windows 11 em comparação ao Windows 10. A tela inicial exibe o Menu Iniciar e os ícones dos aplicativos centralizados na Barra de Tarefas, ao contrário da disposição anterior, que ficava alinhada à esquerda.
O novo Menu Iniciar foi reestruturado para oferecer uma experiência mais funcional, promovendo um acesso facilitado aos aplicativos mais utilizados no cotidiano. Além disso, o espaço destaca também os arquivos e pastas acessados recentemente.
6 – Atualizações contínuas e inovações
Sem o suporte ao Windows 10, os usuários não poderão mais receber atualizações do sistema e correções de segurança, o que pode afetar a proteção do computador.
Ainda, é provável que novos recursos para o sistema e aplicativos sejam desenvolvidos exclusivamente para a versão atual. Um exemplo é o anúncio da Microsoft sobre o encerramento do suporte aos aplicativos do pacote 365 (Excel, PowerPoint e Word, entre outros) anunciado para 2025.

7 – Novas opções de acessibilidade
Dentre as inovações do Windows 11, destaca-se o controle de voz avançado. Esse recurso pode ser ativado em Configurações > Acessibilidade > Controle de Voz, permitindo que os usuários naveguem e executem tarefas utilizando comandos de voz.
Adicionalmente, o sistema oferece a possibilidade de aplicar temas de alto contraste, ajudando na legibilidade para aqueles que têm visão reduzida, acessando Configurações > Acessibilidade > Contraste.
Outro utilitário interessante é o Live Captions (Legendas ao Vivo), que transcreve automaticamente áudio em tempo real de qualquer origem, sendo particularmente útil para indivíduos com deficiência auditiva ou em contextos onde é necessário acompanhar o áudio sem som.
8 – Modo Foco para aumentar a produtividade
O Modo Foco é uma funcionalidade estratégica que busca reduzir distrações e aumentar a produtividade, favorecendo a concentração nas tarefas essenciais. Essa ferramenta já é familiar para os usuários de smartphones que a contam e agora também estará disponível nos computadores.
Para acessar o Modo Foco, o processo é simples:
- Abra as Configurações pressionando Win + I;
- Acesse a opção Sistema;
- Clique em Foco.
Os usuários têm a possibilidade de configurar sessões de foco personalizadas, decidindo a duração e se desejam permitir ou bloquear notificações.
