Comitiva internacional visita Estação de Tratamento de Esgoto em Búzios
Na última semana, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Armação dos Búzios, localizada no bairro São José, recebeu a visita de uma comitiva internacional do Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Além dos representantes do PHI, também estavam presentes membros da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, secretários de Meio Ambiente de várias cidades e organizadores do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, que aconteceu no município.
O diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, recebeu a comitiva e apresentou o histórico de concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico na região. Além disso, ele detalhou alguns dados técnicos da operação do sistema. Os visitantes foram divididos em dois grupos e acompanharam Vitor Romualdo, supervisor de ETE, e Enilson Severo, analista de operações, que explicaram todos os processos realizados na unidade.
Tratamento terciário e reutilização do efluente tratado
A Estação de Tratamento de Esgoto de Búzios utiliza tecnologia de tratamento terciário, que inclui a desinfecção por ultravioleta (UV). Esse sistema é considerado um dos mais modernos do país e foi um dos pontos de maior interesse para os visitantes. Durante a visita, eles puderam verificar todo o processo, desde a chegada do esgoto à Estação de Tratamento até a etapa final de desinfecção.
Um dos pontos destacados pela comitiva foi a reutilização do efluente tratado, que é aplicado na irrigação de jardins públicos do município de Búzios. Essa é uma prática sustentável que contribui para a preservação dos recursos hídricos da região.
O professor Henrique Leite Chaves, da Universidade de Brasília e membro do PHI da Unesco, elogiou a iniciativa da Prolagos, da Prefeitura de Búzios e do Estado do Rio de Janeiro em eliminar um dos piores poluentes do mundo, que é o esgoto. Ele destacou que a Estação de Tratamento de Esgoto de Búzios é bastante avançada e utiliza água de reuso.
Prolagos e saneamento básico na região
A Prolagos é a empresa responsável pela operação de sete estações de tratamento de esgoto nos cinco municípios da área de concessão. Juntas, essas estações têm capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia. A visita da comitiva internacional destacou a importância do saneamento básico na região e a preocupação com a preservação dos recursos hídricos.
A visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Búzios foi uma oportunidade para os representantes do PHI, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e dos diversos municípios presentes conhecerem os avanços tecnológicos e as práticas sustentáveis adotadas pela Prolagos. Essa troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a preservação e recuperação dos recursos hídricos.
O tratamento de esgoto é essencial para garantir a saúde pública e a preservação do meio ambiente. Iniciativas como a Estação de Tratamento de Esgoto de Búzios são exemplos de boas práticas que podem ser replicadas em outras regiões, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para o cuidado com o meio ambiente.