Em 6 de outubro, cidadãos de todo o Brasil irão às urnas para as eleições municipais, período em que deverão escolher seus prefeitos e vereadores. Para garantir que possam exercer esse direito, é imprescindível que os eleitores apresentem os devidos documentos de identidade, que podem incluir RG, CNH, título de eleitor ou utilizar o aplicativo e-Título.
Contudo, aqueles que estão planejando votar por meio do e-Título precisam estar atentos a alguns parâmetros para evitar surpresas no dia da eleição. Neste texto, vamos detalhar as informações essenciais para quem quiser utilizar o aplicativo e-Título no dia da votação.
O que é o e-Título?
O e-Título é a versão digital do título de eleitor, que pode ser baixado em smartphones que utilizam sistemas operacionais iOS e Android. Tanto eleitores com títulos regulares quanto aqueles com status suspenso têm a opção de utilizá-lo. Entretanto, se o título eleitoral estiver cancelado, o acesso ao aplicativo será negado.
Como baixar e atualizar o app e-Título?
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que todos os eleitores têm até o dia 5 de outubro para realizar a atualização do aplicativo, garantindo, assim, o uso do documento digital no dia da votação. Essa atualização é obrigatória tanto para o primeiro quanto para o segundo turnos das eleições.
Se o aplicativo não for atualizado ou se o primeiro acesso não for realizado até a data limite, não será possível utilizá-lo na votação. Após as eleições, o acesso ao aplicativo será reativado.
Para fazer o download do e-Título, acesse a loja de aplicativos de seu smartphone, como a App Store ou a Play Store, e preencha os dados solicitados, como nome completo, data de nascimento, número do título eleitoral, CPF e os nomes dos pais. É necessário também criar uma senha que contenha entre 8 a 70 caracteres, incluindo letras e números.
Se você já possui o aplicativo instalado, abra a loja de aplicativos disponível em seu dispositivo e procure pelo e-Título, realizando a atualização caso necessário.
O TSE adverte que, nos dias que antecedem a votação, pode ocorrer uma alta demanda de acessos ao aplicativo, resultando em filas virtuais. Por isso, é aconselhável não deixar essa tarefa para a última hora.
Outras funcionalidades do e-Título
Além de funcionar como um documento de identificação durante a votação (desde que contenha fotografia), o e-Título disponibiliza diversas funcionalidades adicionais, incluindo:
- Justificar a ausência nas eleições
- Consultar o local de votação designado
- Emitir certidões de quitação e de crimes eleitorais
- Cadastrar-se para atuar como mesário voluntário
- Pagar pendências eleitorais por meio de Pix ou boleto
A ferramenta ainda conta com recursos inclusivos, como ajuste de contraste para auxiliar pessoas com baixa visibilidade e suporte para deficientes visuais.
Fique atento ao prazo
É crucial que o aplicativo e-Título esteja atualizado até o dia 5 de outubro de 2024 para ser utilizado nas Eleições Municipais. Portanto, não procrastine na atualização!