Usar laptop no colo é arriscado? Conheça os perigos.

A barra de tarefas do PC sumiu? Saiba como consertar no Windows 10 e 11

O Perigo de Utilizar Notebook no Colo: Entenda os Riscos

Nos filmes e séries de televisão, é comum ver personagens usando notebooks no colo ou sobre a cama, o que pode fazer muitas pessoas pensarem que essa prática é inofensiva. No entanto, a realidade é bem diferente e pode trazer riscos tanto para o aparelho quanto para a segurança do usuário.

Levando isso em consideração, é fundamental esclarecer por que apoiar o notebook no colo pode ser uma escolha arriscada. Vamos explorar as várias razões que tornam essa atitude perigosa.

É Seguro Usar o Notebook no Colo?

Um notebook contém várias peças mecânicas e eletrônicas que compõem seu “sistema de hardware”. Essas partes não apenas permitem que a máquina funcione, mas também têm um ritmo de operação que está diretamente relacionado às atividades realizadas pelo usuário. Assim, quanto mais intensas são essas atividades, mais esforço o computador requer para acompanhar.

Pessoa digitando em um notebook no colo
Usuário digitando no teclado de um notebook (Imagem: Farknot Architect/Shutterstock)

Durante esse processo, um fenômeno importante ocorre: o sistema de hardware esquenta. Essa situação não é inesperada; afinal, as máquinas são projetadas com pequenas aberturas para permitir a circulação do ar. O ar quente é expelido de dentro do dispositivo, permitindo a entrada de ar fresco, que ajuda a resfriar o aparelho.

Entretanto, quando o notebook é colocado no colo, na cama ou em um travesseiro — todos locais com tecidos —, essas aberturas de saída de ar costumam ficar obstruídas. Como resultado, o ar quente fica retido dentro do chassi, elevando ainda mais a temperatura e provocando sérios problemas ao notebook.

Notebook superaquecendo ao lado de café e caderno de anotações
Notebook com problema de superaquecimento (Imagem: CCleaner)

Portanto, usar o notebook no colo ou em superfícies macias é realmente perigoso, já que isso bloqueia as saídas de ar e leva ao superaquecimento do dispositivo. Além do problema relacionado ao resfriamento, também existe o risco com a fonte de alimentação, que tende a esquentar e pode causar incêndios se for colocada em locais inadequados.

Quais os Perigos de Usar o Notebook no Colo?

Quando um notebook superaquecido entra em ação, podem ocorrer três tipos de problemas. Primeiro, o sistema operacional pode sofrer lentidão, travamentos e o desempenho geral do dispositivo pode ser comprometido. Em um segundo cenário, a temperatura interna varia a tal ponto que componentes físicos começam a se deteriorar, podendo resultar em danos irreversíveis.

O terceiro e mais grave cenário envolve um risco de incêndio, colocando não apenas o laptop em risco, mas também tudo o que está ao seu redor. Embora muitos notebooks modernos tenham mecanismos de segurança para impedir situações extremas, essa possibilidade não deve ser ignorada, especialmente se o aparelho em questão for mais antigo ou já tiver sinais de danos.

Mulher usando um notebook com Chrome OS
Chrome OS em um laptop Asus (Reprodução: Andrew Neel/Unsplash)

Uma das consequências mais sérias desse último cenário pode ser queimaduras na pele ou mesmo o início de um incêndio no lar. Por isso, a recomendação é sempre usar o notebook em superfícies rígidas e planas, mantendo-o longe de tecidos, além de posicionar a fonte de alimentação de maneira adequada, preferencialmente sobre mesas ou no chão. Usar o aparelho em um ambiente bem ventilado também é essencial.

Se, mesmo seguindo essas orientações, o notebook ou a fonte de alimentação ainda estiverem quentes, pode ser necessário considerar a aquisição de um suporte com ventoinhas para melhorar a ventilação ou levar o equipamento a uma assistência técnica autorizada para uma intervenção adequada.

Ademais dos riscos mais graves discutidos, existem outras questões que merecem atenção ao utilizar o notebook apoiado no colo. Isso pode incluir dores musculares no pescoço e na coluna, menos estabilidade durante a digitação, o que aumenta o risco de derrubar o aparelho, lesões na pele devido ao calor excessivo e potenciais acidentes, como o derramamento de líquidos sobre o teclado.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]