O deputado estadual Dr. Serginho (PL), natural de Cabo Frio, disse que não desistiu de instalar a UERJ na cidade, onde hoje funciona o prédio de uma universidade particular, a Ferlagos. A polêmica continua na Região dos Lagos, já que uma disputa judicial – na qual Ferlagos conseguiu liminar para permanecer no prédio – com isso se impõe limites à instalação da universidade pública em Cabo Frio.
Enquanto isso, outras cidades se “ofereceram” para assumir a agência, agora São Pedro da Aldeia já tem um pedido para a instalação da universidade. Esse foi um dos assuntos de um encontro de quase duas horas entre Serginho e o governador Cláudio Castro (PL) nesta segunda-feira (5), no Palácio Laranjeiras. Serginho disse por telefone que não perdeu as esperanças de que o anúncio do vestibular de Cabo Frio UERJ 2023 seja feito ainda este ano e espera que a universidade permaneça na cidade, até porque é o melhor lugar para a instalação da universidade e fortalecer toda a Região dos Lagos.
O parlamentar destacou que “lamentavelmente” tem encontrado dificuldade, mas que “é importante que a classe política, autoridades e a população entendam que a Uerj deve estar acima dos interesses políticos, deve ser um esforço coletivo e todos devem torcer pelo projeto, o qual beneficiará principalmente a população. Serginho deixou transparecer que essas manobras que são feitas (contra a vinda do ensino superior público de qualidade) atrapalham e criam um desgaste, uma rejeição para a universidade. “Mais do que ser para a cidade, a Uerj é para a região”, destacou.