Mini turbina hidroelétrica gera energia com água de tubulações
As mini turbinas hidroelétricas são uma solução para fornecer eletricidade para casas e comunidades sem a necessidade de uma represa ou fluxo intenso de água. Alguns destes equipamentos funcionam em rios ou até mesmo em corpos de água menores, sem uma grande inclinação. Mas o sistema InPipe HydroXS foi além e aproveita o fluxo de água de encanamentos para gerar eletricidade.
Vale ressaltar que a tecnologia é aplicável a grandes tubulações, não a encanamentos domésticos. As turbinas são ideais para sistemas de distribuição de água potável, estações de tratamento, instalações industriais e outras plantas – os equipamentos estão disponíveis em vários tamanhos.
A ideia é simples: transformar a funcionalidade das válvulas de controle tradicionais em uma fonte de energia renovável. Essa tecnologia não apenas gerencia o controle de pressão e fluxo com precisão, mas também converte a pressão da água que circula no encanamento em energia elétrica – um recurso que antes era desperdiçado. Isto representa um avanço significativo, pois reduz custos operacionais, economiza água, reduz emissões de carbono e prolonga a vida útil da infraestrutura.
O conceito central do InPipe HydroXS é dar um novo valor para a pressão da água, convertendo-a em eletricidade. Isto resulta num abastecimento de água mais acessível, confiável e acessível para empresas e clientes. Com a capacidade de implantação de uma única unidade para um sistema completo, os benefícios são dimensionados em termos de economia de energia, conservação de água e cumprimento de metas de sustentabilidade.
A tecnologia da InPipe Energy, com sede em Oregon, foi implementada pela primeira vez na Califórnia. O East Bay Municipal Utility District (EBMUD), instalou o sistema para aproveitar o fluxo de nas tubulações municipais de água – um potencial para gerar aproximadamente 130.000 kWh anualmente. A microturbinização, base dessa tecnologia, utiliza de forma eficiente a energia hidrelétrica de córregos, rios e tubulações, operando continuamente e se adaptando à vazão e à pressão da água.
A EBMUD, como um dos principais fornecedores de água e águas residuais na Califórnia, conseguiu reduzir as suas emissões de CO2 em 50% desde 2000, graças à energia renovável e a equipamentos eficientes. Este projeto de turbina microhidroelétrica insere-se na sua estratégia de descarbonização, com vista a alcançar a neutralidade carbónica até 2030.
Eficiência e sustentabilidade
Entre os principais benefícios do equipamento, a fabricante destaca a geração de energia renovável aproveitando a pressão não utilizada e a integração simples em pipelines existentes sem interromper a operação normal.
O sistema pode ser uma eficiente ferramenta para a redução da pegada de carbono e a dependência de fontes de energia baseadas em carbono. Para monitorar a vasão da água e a geração de energia e um painel de controle InPipe fornece constantemente informações hidráulicas, permitindo um monitoramento eficaz da produção de energia e da sustentabilidade.
O vídeo abaixo mostra a instalação do sistema, confira:
(Fonte: Guia Região dos Lagos)