Tribunal proíbe Enel de desligar energia em Arraial do Cabo por 30 dias

Justiça proíbe Enel de cortar energia em qualquer unidade consumidora de Arraial do Cabo durante 30 dias

Sentença Favorável à Prefeitura de Arraial do Cabo Contra a Concessionária de Energia

A Prefeitura de , através da sua Procuradoria Geral, obteve uma decisão judicial favorável em uma Ação Civil Pública movida contra a concessionária Ampla Energia e Serviços S.A. O motivo da ação foram os constantes problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica enfrentados na cidade.

A decisão, que foi proferida no último dia 6 de dezembro, estabelece que a concessionária deve restabelecer o fornecimento de energia em um prazo de até duas horas para consumidores considerados essenciais. Esses incluem serviços de saúde, estabelecimentos comerciais e residências que atendem idosos ou pessoas em tratamento especial. Caso haja atraso no atendimento, a empresa estará sujeita a uma multa de R$ 500,00 por cada hora extrapolada. Para os demais consumidores, o prazo para reestabelecimento é de até quatro horas, sendo exigido ainda o reforço de equipes técnicas para atender à demanda.

Além disso, a sentença impõe à concessionária a obrigação de não realizar cortes de energia em nenhuma unidade consumidora nos próximos 30 dias, sob pena de multa de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento.

Essa ação foi iniciada em fevereiro de 2024, com o intuito de exigir que a concessionária ofereça um serviço mais eficiente e, embora tenha recebido essa sentença, ainda está suscetível a recursos judiciais.

O prefeito de , Marcelo Magno, destacou a importância de um fornecimento de energia de qualidade para assegurar o bem-estar da população, o funcionamento dos serviços essenciais e o desenvolvimento comercial da cidade. “As frequentes interrupções no fornecimento têm impactado negativamente o comércio local e, por consequência, os cidadãos, gerando perdas financeiras significativas. É essencial garantir um fornecimento eficiente, contínuo e acessível, e para isso tomamos essa iniciativa, visando proteger os direitos dos moradores de ,” afirmou o prefeito.

Em caso de descumprimento das determinações judiciais estabelecidas, os cidadãos devem informar ao PROCON do município, que por sua vez notificará a procuradoria e tomará as medidas cabíveis. É imprescindível que o morador apresente a documentação que comprove a infração cometida pela concessionária. O contato com o PROCON pode ser feito presencialmente no endereço Av. Leonel de Moura Brizola, s/n – Centro ou através do WhatsApp pelo número 22 2622-1417. O atendimento está disponível das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]