Seca na Amazônia é evidência na World Press Photo 2024

World Press Photo

Seca na Amazônia é destaque na World Press Photo 2024

A CAIXA Cultural do Rio de Janeiro está recebendo, até o dia 25 de agosto, a exposição itinerante World Press Photo 2024, que reúne 129 fotografias vencedoras do 67º concurso anual. A mostra, que retorna ao Brasil após um breve intervalo, apresenta uma seleção do melhor do fotojornalismo e fotografia documental do mundo. As obras convidam os visitantes a sair do ciclo de notícias e ter um olhar mais profundo sobre histórias proeminentes e negligenciadas. Temas como guerras em Gaza e na Ucrânia, migração, família, demência e meio ambiente estão em destaque nesta edição. Além disso, foram concedidas duas menções especiais na seleção deste ano. Quatro fotógrafos brasileiros estão entre os expositores.

A exposição World Press Photo 2024 será exibida em mais de 60 cidades ao redor do mundo, já tendo passado por Amsterdã, Londres, Sydney e Cidade do México. Além do Rio de Janeiro e de São Paulo, Berlim, Roma e Hong Kong estão entre as próximas cidades a receber a exposição.

O curador e gerente da exposição, Raphael Dias e Silva, ressalta a importância da presença da exposição em várias localidades ao redor do mundo e destaca a honra de trazer a mostra de volta ao Rio de Janeiro e São Paulo no ano em que o Brasil tem quatro vencedores, demonstrando o reconhecimento internacional da qualidade do fotojornalismo brasileiro. Ele agradece o apoio da CAIXA Cultural por possibilitar o retorno do país ao circuito do evento.

As fotografias em exposição foram selecionadas entre mais de 61 mil inscrições de fotógrafos de 130 países. São 24 projetos vencedores e seis menções honrosas, com 33 fotógrafos de 25 países representados.

A World Press Photo introduziu em 2021 uma nova estratégia de premiação regional, dividindo os trabalhos pelos continentes onde foram criados, a fim de representar melhor a pluralidade de perspectivas e vozes globais. As categorias premiadas deste ano foram: Individual (fotografias individuais), Reportagem (4-10 fotografias), Projetos de Longo Prazo (24-30 fotografias) e Formato Aberto (projetos baseados em fotos que utilizam uma variedade de mídias e técnicas de narrativa).

Entre os destaques da exposição World Press Photo 2024, estão a foto do ano, intitulada “Uma Mulher Palestina Abraça o Corpo de Sua Sobrinha”, do fotógrafo palestino Mohammed Salem, da Agência Reuters, que retrata a perda de uma criança e a luta do povo palestino. A foto simboliza o custo do conflito e faz uma declaração sobre a futilidade das guerras. Na categoria Reportagem do ano, a série “Valim-babena”, da fotógrafa sul-africana Lee-Ann Olwage para a revista GEO, aborda a demência através da lente da família e do cuidado. As imagens selecionadas pela fotógrafa ressaltam a importância do amor e da proximidade em tempos de guerra e agressão.

Outro destaque é o projeto vencedor da categoria Projetos de Longo Prazo, intitulado “Os Dois Muros”, do fotógrafo venezuelano Alejandro Cegarra, do The New York Times/Bloomberg. O projeto retrata as emoções presentes em diversas jornadas de migração em todo o planeta. E o prêmio de Formato Aberto foi concedido ao projeto “A Guerra é Pessoal”, da fotógrafa ucraniana Julia Kochetova, que traz imagens emoções sobre a contínua invasão russa da Ucrânia.

Quatro fotógrafos brasileiros estão entre os expositores da World Press Photo 2024. Lalo de Almeida, com a foto “Seca na Amazônia”, retrata a realidade de Porto Praia, lar dos povos indígenas Ticuna, Kokama e Mayoruna, que precisam caminhar quilômetros ao longo do leito seco do rio para chegar às suas casas. Gabriela Biló recebeu uma menção honrosa com a série “Insurreição”, que aborda os acontecimentos de janeiro de 2023 no contexto da dinâmica política do Brasil. Felipe Dana e Renata Brito foram premiados na categoria Formato Aberto com o ensaio “À Deriva”, que explora a história dos migrantes da África Ocidental em busca de oportunidades na Europa.

O Concurso Anual World Press Photo, realizado desde 1955, celebra os exemplos mais cativantes, informativos e inspiradores do fotojornalismo e da narrativa visual. A exposição no Brasil é patrocinada pela CAIXA e pelo Governo Federal, com apoio do Jornal O Globo e do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos.

A exposição World Press Photo 2024 está aberta ao público na CAIXA Cultural RJ – Unidade Passeio, no centro do Rio de Janeiro, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 18h. A entrada é gratuita.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]