Saúde em São Pedro da Aldeia disponibiliza grátis aparelhos ortopédicos e de locomoção auxiliares

spot_img

São Pedro da Aldeia oferece órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção gratuitamente para moradores

, município localizado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, está oferecendo aos seus moradores a possibilidade de adquirir, gratuitamente, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção não cirúrgicos, como cadeiras de rodas, de banho, bengalas, muletas, andadores, entre outros. Essa iniciativa visa garantir que pessoas com necessidades especiais ou com dificuldades de mobilidade possam ter acesso aos equipamentos que facilitem o seu dia a dia.

Como adquirir os equipamentos

Para adquirir esses equipamentos, o paciente ou seu responsável deve seguir o fluxo de atendimento estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Primeiramente, é necessário comparecer ao Centro Municipal de Reabilitação e Habilitação, localizado no Centro da cidade, levando cópias dos documentos pessoais, como RG, CPF, cartão do SUS, laudos, relatórios, exames e comprovante de residência atualizado. Não é necessário realizar agendamento prévio.

O Centro Municipal de Reabilitação está situado na Rua Hermógenes Freire da Costa, 21, próximo à Câmara dos Vereadores. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone 22 2321-6090. Já o Setor de Transporte fica localizado à Rua Antônio Benedito Siqueira, 387, anexo à Secretaria de Saúde.

Avaliação e solicitação dos equipamentos

No Centro Municipal de Reabilitação, um fisioterapeuta realizará a avaliação do paciente e, caso seja constatada a necessidade do mesmo, será emitido um laudo/encaminhamento/guia de solicitação para obtenção das órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Após essa etapa, o paciente ou seu responsável deve comparecer ao setor de Regulação Municipal, para que seja incluído no Sistema de Regulação de Niterói (SERNIT). Será necessário apresentar cópia e original dos documentos pessoais, além da guia emitida pelo Centro Municipal de Reabilitação. O setor de Regulação Municipal está localizado em Niterói.

Quando o paciente for chamado por uma das unidades fornecedoras, será necessário agendar a viagem no setor de Transporte, pois será realizada a medição do equipamento no local indicado pela regulação de Niterói.

É importante destacar que o Centro Municipal de Reabilitação é responsável apenas pela avaliação e pelo encaminhamento para a obtenção dos equipamentos – não ficando a cargo deles o fornecimento dos mesmos. A solicitação é acolhida pelo SERNIT, que é responsável pela pactuação do município para obtenção das órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. A demanda pode ser atendida pela Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) ou Associação Pestalozzi de Niterói.

Importância do acesso aos equipamentos

A disponibilidade gratuita desses equipamentos é de extrema importância para a qualidade de vida e independência das pessoas que necessitam deles. As órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção facilitam as atividades de pessoas com deficiência ou com limitações de mobilidade, permitindo que elas tenham mais autonomia e possam participar ativamente da sociedade.

, através dessa iniciativa, demonstra o compromisso em oferecer assistência às pessoas que precisam de apoio para melhorar sua mobilidade e qualidade de vida. É uma ação que merece aplausos e que deve servir como exemplo para outras cidades do país.

Imagens:

Homem utilizando cadeira de rodas

Idoso utilizando andador

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]