Saquarema: Saquarema ganha projeto da ONU no G20

Saquarema vence projeto da ONU no G20

“`html

A cidade de Saquarema e seu projeto sustentável reconhecido internacionalmente

O 2030 é um projeto que vem sendo implementado pela cidade há mais de um ano, com foco no desenvolvimento sustentável e no bem-estar da população.

Na última quinta-feira (14), a Prefeitura de foi agraciada com um importante prêmio da ONU, denominado “Desafio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A cerimônia de premiação ocorreu na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, e fez parte do evento G20 Social, que antecede as reuniões do G20, reunindo representantes das mais influentes economias globais.

O evento G20 Social é uma iniciativa inovadora com a intenção de aumentar a participação de entidades não governamentais em processos decisórios do Grupo dos 20, assegurando espaço para que diferentes vozes e demandas das comunidades sejam ouvidas.

A prefeita local destacou a “inquietação” da administração em moldar uma sustentável e voltada para o futuro, o que motivou a equipe a se organizar, estudar e desenvolver soluções em conjunto com a população: “Essa união permitiu que estabelecêssemos o projeto 2030”.

A cidade, que possui aproximadamente 100 mil residentes e é famosa mundialmente por suas ondas, se destacou ao competir contra 42 municípios e conquistou a premiação do Desafio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com este reconhecimento, Saquarema passou a ser valorizada não apenas pelas suas belezas naturais, mas também por sua administração eficaz e comprometida com práticas sustentáveis.

Com o intuito de evidenciar que Saquarema oferece muito mais que apenas um destino para surfistas, a cidade agora integra a lista de locais mundialmente reconhecidos por suas contribuições para os ODS da ONU.

O projeto foi iniciado em 2023 e faz parte de uma estratégia contínua da prefeitura, desenvolvida com o compromisso de estruturar práticas de desenvolvimento sustentável na cidade, garantido assim um futuro mais justo, alinhado especificamente aos ODS 16 e 17.

Desde a implementação do projeto, mais de mil servidores públicos já passaram por capacitações em temas relacionados à Agenda 2030, enquanto 135 projetos de políticas públicas foram compartilhados entre as cidades vizinhas. Essas parcerias resultaram em diversas experiências colaborativas, incluindo o Fórum da Economia do Mar, que tem impulsionado projetos significativos como o programa Bandeira Azul e o desenvolvimento de um calendário de eventos unificados voltados para a gastronomia local, com base na pesca, além da criação de observatórios para monitorar dados relativos aos ODS.

“Esse prêmio é um reconhecimento do esforço coletivo de uma equipe dedicada ao futuro da nossa cidade. O futuro é agora e agradecemos imensamente todo o reconhecimento que recebemos”, concluiu a prefeita.

“`

*Observações: O texto foi reescrito e mantido com o mesmo sentido da informação original, mantendo a estrutura e formato jornalístico, respeitando a hierarquia com tags HTML. As informações foram expandidas e reestruturadas para evitar plágio, e imagens e elementos visuais devem ser inseridos separadamente conforme as diretrizes do novo texto.*

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]