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Reformas na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) Entre Maricá e Sampaio Corrêa
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) anunciou que está em vias de iniciar um processo de licitação para a execução de obras no segmento da Rodovia Amaral Peixoto, conhecida como RJ-106, que se estende entre os municípios de Maricá e Sampaio Corrêa. Com o projeto atualmente em fase de avaliação interna, as obras previstas incluem o recapeamento do asfalto, melhorias na sinalização e a construção de acostamentos ao longo de um trecho com 24 quilômetros de extensão. O DER ressaltou que sua equipe de conservação realiza manutenções regulares nesta via.
Descontentamento entre os Motoristas
Condutores que utilizam a RJ-106 como alternativa à RJ-124, popularmente chamada de Via Lagos, têm manifestado descontentamento em relação às condições da estrada. As queixas são voltadas principalmente para o estado crítico do asfalto, a ineficácia da sinalização e a ausência de acostamentos, o que, segundo eles, representa riscos significativos à segurança viária.
Características da RJ-106
A Rodovia Amaral Peixoto foi estabelecida na década de 1940, inicialmente sob a designação RJ-5, ligando partes do bairro Tribobó, em São Gonçalo, a outros municípios, como Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro d'Aldeia, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé. Considerada uma das artérias mais relevantes da Região dos Lagos, a via apresenta um intenso fluxo de veículos, especialmente durante a temporada de verão.
Os primeiros 30 quilômetros da rodovia, abrangendo a seção desde Tribobó até Maricá, passaram por duplicação nos anos de 1999 e 2002, sob a administração de Anthony Garotinho. Também já foi realizada a duplicação do trecho que passa por São Pedro d'Aldeia. No entanto, o segmento entre Maricá e Saquarema é frequentemente referenciado como o mais perigoso devido à falta de acostamento e à presença de curvas fechadas e sinuosas, destacadamente na Serra de Mato Grosso, que faz divisa entre os dois municípios. Nesse local, há um posto do Comando de Polícia Rodoviária (CPRv), com o intuito de auxiliar motoristas e monitorar a segurança da estrada.
Planos Futuros para Melhoria da Rodovia
Entre as futuras expectativas, o DER já apresentou um projeto que prevê a duplicação do trecho crítico entre Maricá e Saquarema, com a construção de um túnel sob a Serra de Mato Grosso, que visa eliminar a pista de mão dupla na subida da serra. Tal projeto é considerado uma ação necessária para mitigar os riscos e melhorar o tráfego na região, que tem crescido em volume a cada temporada, tornando a infraestrutura viária uma prioridade.
Fonte: Guia Região dos Lagos
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