Sign In

Saquarema: 5 preocupações sobre impactos ambientais do Mundial de Surf

Reunião pública discutirá impactos ambientais do Campeonato Mundial de Surf em Saquarema — RC24H

Saquarema Discute Sustentabilidade no Campeonato Mundial de Surf

Em , no estado do Rio de Janeiro, uma reunião pública promete reforçar as medidas de sustentabilidade durante o evento Vivo Rio Pro 2025, parte do Mundial de Surf. Programada para esta quinta-feira (12), às 15h, no Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, a reunião contará com a presença do Ministério Público Federal (MPF), da Liga Mundial de Surf (WSL), além da Prefeitura de , Associação de Surfe, organizações ambientais e moradores da região.

Proteção e Preservação das Praias

O encontro busca alinhar estratégias para garantir que as praias de Saquarema sejam preservadas durante o evento esportivo, conforme enfatizou o procurador da República, Leandro Mitidieri. O foco está na redução de resíduos nas praias e na proteção da vegetação de restinga, áreas de vegetação nativa em regiões costeiras. Para evitar danos, as estruturas do evento serão projetadas de forma a não interferirem nessa vegetação, que será devidamente cercada.

Nos últimos anos, o MPF tem intensificado a fiscalização dos impactos ambientais causados por grandes eventos nas praias da Região dos Lagos. Ações como essas são essenciais para prevenir danos ambientais e proteger a vegetação típica da região. Em junho de 2024, uma reunião similar foi realizada, reunindo representantes da WSL e da Prefeitura de Saquarema para definir ações de proteção ambiental.

Projeto “MPF Praia Limpa”

Essa iniciativa faz parte do projeto “MPF Praia Limpa”, criado para promover práticas sustentáveis nas praias da Região dos Lagos. Desde 2019, o projeto tem alcançado resultados significativos, como a instalação de 60 lixeiras nas praias da Barrinha e Itaúna e a realização de mutirões de limpeza. Essas ações têm sido implementadas em parceria com a WSL, sempre com registros detalhados em relatórios entregues ao MPF.

As ações de limpeza contam com o apoio de movimentos locais, incentivando práticas sustentáveis durante eventos esportivos, e visam assegurar que competições como o Vivo Rio Pro estejam em conformidade com as leis ambientais, protegendo e conscientizando sobre a importância da sustentabilidade.

Impactos Positivos Esperados

A expectativa é que, por meio dessas iniciativas, a conscientização sobre a importância da preservação ambiental seja ampliada entre os participantes e espectadores do evento. Além disso, espera-se que a colaboração entre as instituições públicas e privadas sirva de exemplo para outras competições esportivas que ocorrem em áreas de grande vulnerabilidade ambiental.

A participação ativa da comunidade local é outro ponto crucial para o sucesso das ações propostas. Envolver moradores, surfistas e turistas na proteção das praias de Saquarema contribui para a criação de uma cultura de respeito e cuidado com o meio ambiente.

Assim, o encontro desta quinta-feira representa não apenas um compromisso com a proteção das belezas naturais de Saquarema, mas também um passo significativo rumo a práticas esportivas mais sustentáveis e responsáveis.

Fonte da Notícia: [Guia Região dos Lagos](https://guiaregiaodoslagos.com.br/)

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques