Praia de Itaúna é certificada pela Bandeira Azul novamente
A Praia de Itaúna, em Saquarema, recebeu mais uma vez a certificação global da Bandeira Azul. A premiação foi entregue durante a Cerimônia Nacional de Entrega da Bandeira Azul 2023, realizada na última sexta-feira (27) no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A praia foi reconhecida pelo seu compromisso com práticas socioambientais e padrões de gestão e qualidade.
A Praia de Itaúna conquistou a certificação por sua atuação nos últimos 12 meses, implementando diversas ações de conservação e educação ambiental tanto para moradores quanto para turistas. Além disso, a qualidade da água no trecho certificado obteve máxima excelência nos padrões de balneabilidade do programa, garantindo à praia o título de praia sustentável pelo segundo ano consecutivo.
O Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul está presente em 50 países, sendo que o Brasil possui 42 certificações, incluindo praias, marinas e o trecho das pedras na Praia de Itaúna. Para obter a certificação, as praias e marinas precisam cumprir anualmente os 34 critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), entidade responsável pela promoção do programa. Esses critérios abrangem a gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
“A renovação da certificação pela Bandeira Azul é um motivo de celebração para Saquarema. Essa conquista reforça nosso compromisso com o turismo sustentável e a responsabilidade ambiental”, destaca o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.
A coordenadora local do Programa Bandeira Azul, Marcelli Ladeira, ressalta a importância da certificação para Saquarema: “Essa renovação do certificado por mais uma temporada só demonstra o quanto Saquarema está engajada com pautas ligadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, que harmonizam com as práticas de um Turismo Sustentável”.
Novos membros do Júri Nacional
Além da certificação da Praia de Itaúna, a cerimônia também anunciou dois novos membros do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul: a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Ministério do Meio Ambiente. Essas instituições terão papel fundamental na avaliação e no processo de certificação das praias e marinas brasileiras.
Compromisso com o meio ambiente
A certificação da Praia de Itaúna pela Bandeira Azul reforça o compromisso de Saquarema com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Ao promover práticas socioambientais e cumprir os critérios estabelecidos pelo programa, a cidade demonstra seu comprometimento em oferecer um turismo responsável e em harmonia com a natureza.
A certificação também influencia de forma positiva o turismo na região, atraindo visitantes preocupados com a preservação ambiental e interessados em contribuir para a conservação das praias.
Com uma natureza exuberante e qualidade de água e areia reconhecidas internacionalmente, a Praia de Itaúna é um dos principais cartões-postais de Saquarema. Agora, com a certificação global da Bandeira Azul renovada, a praia se consolida como destino turístico sustentável e cada vez mais atrativo para os amantes da natureza.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos