Saquarema: Aumento nos empregos em 2024, de acordo com o Ministério do Trabalho.

Saquarema tem aumento na geração de empregos em 2024, segundo dados do Ministério do Trabalho | Saquarema

Saquarema registra aumento na geração de empregos em 2024, segundo dados do Ministério do Trabalho

O município de , na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, tem motivos para comemorar. Segundo dados do Ministério do Trabalho, divulgados na última sexta-feira (15), o número de empregos com carteira assinada teve um aumento significativo no mês de janeiro de 2024. Esses dados fazem parte do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que registra as admissões, dispensas e transferências de trabalhadores regidos pela CLT.

No mês de janeiro, registrou a entrada de 116 pessoas no mercado de trabalho com carteira assinada, o que coloca o município como o décimo com maior crescimento no estado do Rio de Janeiro e o primeiro na Região dos Lagos. Além disso, quando analisamos a variação percentual dos números na geração de empregos, Saquarema teve o 14º maior incremento no estado, com um crescimento de 0,8%. Esse resultado coloca a cidade como a que teve a maior variação percentual em toda a Região dos Lagos.

A prefeita Manoela Peres comemorou os números positivos: “Fechamos o ano de 2023 com ótimos resultados, gerando 1.741 novos empregos. No acumulado dos últimos 12 meses, chegamos a 1.758 novos empregos com carteira assinada. Com os dados de janeiro, alcançamos o 18º maior crescimento em todo o estado do Rio de Janeiro e o segundo maior na Região dos Lagos. Em termos percentuais, nosso crescimento foi de 13,9%, o sétimo maior do estado, atrás apenas de Silva Jardim, na nossa região”.

Incentivo para a geração de empregos

O bom desempenho de Saquarema é resultado de ações da Prefeitura para incentivar a criação de um ambiente propício à geração de empregos no município. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tem realizado diversas ações nesse sentido, buscando qualificar candidatos às vagas de emprego e empresários locais. Uma dessas iniciativas é a plataforma Emprega Saquá, que completa um ano de funcionamento neste mês de março.

O Emprega Saquá é uma ferramenta pública que reúne centenas de vagas de emprego disponíveis na cidade, atualizadas semanalmente. As oportunidades são divulgadas no site da Prefeitura e nas redes sociais. Centenas de moradores de Saquarema já conseguiram um novo emprego através dessa plataforma. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem promovido palestras, workshops, seminários e encontros sobre empregabilidade e capacitação profissional, em parceria com o SEBRAE-RJ, com o objetivo de qualificar cada vez mais os empresários e candidatos às vagas de emprego.

A prefeita destacou a importância da diversificação econômica: “Estamos transformando Saquarema em uma cidade com diversas oportunidades, não apenas na área do Turismo, que é nosso principal foco econômico, mas também no comércio, serviços, indústria e construção civil. Quanto mais diversificado for nosso cenário econômico, mais empregos seremos capazes de gerar. Consequentemente, nossa cidade cresce, com uma economia forte e robusta, gerando mais empregos e renda. Assim, diminuímos nossa dependência dos royalties do petróleo e tornamos Saquarema cada vez mais atrativa para a vinda de novas empresas”.

Para ter acesso à plataforma Emprega Saquá, basta visitar o site da Prefeitura.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]