Prefeitura de Saquarema oferece bolsas para pós-graduação

Prefeitura de Saquarema abre inscrições para a concessão de bolsas de estudo de Pós-Graduação | Saquarema

Saquarema: Prefeitura de Saquarema lança programa de bolsas de estudo para Pós-Graduação


A Prefeitura de , por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, está oferecendo bolsas de estudo para cursos de Pós-Graduação. O programa, chamado de Conexão Universitária (COUNI), disponibilizará 1 mil bolsas integrais para os saquaremenses interessados em se especializar em diversas áreas.

Inscrições para bolsas de estudo em Pós-Graduação

A Prefeitura de Saquarema abriu as inscrições para o processo seletivo de concessão de bolsas de estudo do programa Conexão Universitária (COUNI) voltado para a Pós-Graduação. O objetivo é promover a formação acadêmica e a qualificação profissional dos moradores da cidade. Serão disponibilizadas 1 mil bolsas integrais para instituições de ensino superior credenciadas.

Instituições de ensino participantes

Os cursos de Pós-Graduação são oferecidos em parceria com três instituições de ensino superior: Universidade de Vassouras, Estácio de Sá e UNIFESO. Cada instituição oferecerá um número específico de cursos, totalizando 9 cursos na Universidade de Vassouras, 6 cursos na Estácio de Sá e 3 cursos no UNIFESO. Serão disponibilizadas 70 vagas para cada curso.

Requisitos para participar

Para se candidatar às bolsas de estudo, é necessário atender aos seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado, ser residente e domiciliado em Saquarema há pelo menos 5 anos, possuir ensino superior completo e ter renda familiar per capita de até 2 salários mínimos, exceto para servidores públicos municipais concursados de Saquarema. Candidatos com deficiência também podem se inscrever, desde que apresentem um laudo médico emitido há no máximo um ano da data de inscrição.

Processo de inscrição

As inscrições devem ser realizadas até o dia 02 de abril de 2024, às 17 horas, por meio do portal do Programa COUNI. Os candidatos devem preencher um formulário online e anexar os seguintes documentos: Documento de Identidade, CPF, Título de Eleitor ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral, Certidão de Nascimento ou de Casamento, comprovante de escolaridade do ensino superior ou Diploma de conclusão do ensino superior, e comprovante de renda individual do candidato e do(s) residente(s), quando houver.

Processo seletivo e classificação

A seleção dos candidatos será feita com base nas informações fornecidas no formulário de inscrição. Serão considerados critérios como menor renda familiar per capita e conclusão do Ensino Médio em escola pública situada no município de Saquarema. Candidatos que também sejam beneficiários de programas sociais do governo terão preferência na classificação. A lista de candidatos selecionados será divulgada no Portal do Programa COUNI e no site da Prefeitura Municipal de Saquarema.

Matrícula e benefícios

Os candidatos contemplados com as bolsas de estudo deverão realizar a matrícula na instituição de ensino superior escolhida. A aprovação da matrícula estará sujeita à análise da documentação do candidato pela instituição. Uma vez matriculado, o contemplado receberá um certificado que garante a adesão ao benefício. É importante respeitar os prazos e procedimentos de matrícula estabelecidos pelas instituições credenciadas. Mais informações sobre a concessão de bolsas de Pós-Graduação podem ser encontradas no edital do programa.


Prefeitura de Saquarema oferece 1 mil bolsas de estudo para Pós-Graduação

A Prefeitura de Saquarema está oferecendo uma oportunidade única para os saquaremenses interessados em fazer cursos de Pós-Graduação. Por meio do programa Conexão Universitária (COUNI), serão oferecidas 1 mil bolsas de estudo integrais em instituições de ensino superior credenciadas.

Os cursos de Pós-Graduação serão ofertados em parceria com três instituições renomadas: Universidade de Vassouras, Estácio de Sá e UNIFESO. Com a parceria, serão disponibilizados um total de 18 cursos, sendo 9 na Universidade de Vassouras, 6 na Estácio de Sá e 3 no UNIFESO. Cada curso contará com 70 vagas.

Para se candidatar às bolsas de estudo, é necessário atender a alguns requisitos. Além de ser brasileiro nato ou naturalizado, é preciso residir em Saquarema há pelo menos 5 anos, ter ensino superior completo e possuir renda familiar per capita de até 2 salários mínimos. Servidores públicos municipais concursados de Saquarema têm critérios diferenciados em relação à renda. Candidatos com deficiência também podem se inscrever, desde que apresentem laudo médico atualizado.

As inscrições para as bolsas de estudo podem ser feitas até o dia 02 de abril de 2024, através do portal do Programa COUNI. Os interessados devem preencher um formulário online e anexar os documentos solicitados, como identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de renda e outros documentos comprobatórios.

A seleção dos candidatos será feita com base nas informações fornecidas no formulário de inscrição. Serão considerados critérios como menor renda familiar per capita e conclusão do Ensino Médio em escola pública de Saquarema. Candidatos que também sejam beneficiários de programas sociais do governo terão preferência na classificação.

Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula na instituição de ensino superior escolhida. A aprovação da matrícula estará sujeita à análise da documentação do candidato pela instituição. Uma vez matriculado, o contemplado receberá um certificado que garante a adesão ao benefício. É importante respeitar os prazos e procedimentos de matrícula estabelecidos pelas instituições credenciadas.

Essa iniciativa da Prefeitura de Saquarema é de extrema importância para o desenvolvimento educacional e profissional dos moradores da cidade. Os cursos de Pós-Graduação oferecem a oportunidade de aprimoramento e especialização em diversas áreas, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos beneficiados.

Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o portal do Programa COUNI e realizar a inscrição até o dia 02 de abril. Não perca essa chance de investir no seu futuro e se qualificar ainda mais!

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]